Mucuri: A Polícia Civil de Mucuri prendeu na noite de ontem (7) um idoso de 70 anos que ameaçava e perseguia sua ex-companheira, descumprindo as medidas protetivas de urgência que haviam sido decretadas pela Justiça. A prisão foi realizada durante uma operação policial na cidade.
A vítima relatou que o ex-marido não aceitava o fim do relacionamento e a mantinha sob medo e tensão, proferindo constantes ameaças de morte. Ela disse que foi bem assistida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) municipal e que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
O delegado Bruno Ferrari, que responde pela Delegacia Territorial de Mucuri, afirmou que o agressor se tornava mais corajoso e ofensivo quanto mais medo a vítima demonstrava. Ele destacou a importância das mulheres vítimas de violência doméstica buscarem ajuda e confiarem no sistema jurídico-assistencial, que pode oferecer acolhimento e proteção, seja pela polícia, seja pelos órgãos de assistência social, como o CREAS e o Conselho Tutelar.
Ferrari informou que, desde a mudança recente da gestão da Polícia Civil local, houve um alinhamento entre as instituições para promover uma maior abrangência de proteção às pessoas vulneráveis em Mucuri. Ele disse que, dessa integração, já resultaram várias investigações, inquéritos policiais e cumprimentos de mandados de prisão nos últimos dois meses.
A coordenadora do CREAS de Mucuri, Madalena Caetano Ferreira Sperandio, revelou que, dentre as medidas ajustadas junto à Polícia Civil, destacam-se a disponibilização de agentes mulheres para atenderem questões relacionadas à Lei Maria da Penha e o intercâmbio de informações entre as equipes, a fim de propiciar um ambiente mais acolhedor e humanizado para as mulheres vítimas de violações de direito. Ela disse que as ações incluem também o encaminhamento das mulheres que acessem o serviço da Polícia Civil ao CREAS e vice-versa, para investigação e responsabilização dos possíveis infratores.
O delegado coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), Moisés Damasceno, se disse entusiasta dessas parcerias e externou que o novo cenário de atuação integrada entre as referidas instituições tende a promover melhores dias em relação aos índices de segurança pública e de proteção aos mais vulneráveis em Mucuri.
Por: Lenio Cidreira/Liberdaedenews