Teixeira de Freitas: Após denúncia no Liberdade News, acerca da grande quantidade de shows de grande porte, previstos para o mês de dezembro deste ano, a prefeitura municipal, cancelou um dos shows. O show cancelado foi o de João Lucas & Marcelo, que aconteceria no dia 22 de dezembro, no Clube Jacarandá. Após a denúncia, algumas empresas e, também o Sincomércio, protocolaram no Ministério Público um pedido de providências, para fazer cumprir a normativa da prefeitura, que regula os intervalos entre um show e outro.
Segundo o decreto 023/2009, critérios foram estabelecidos para a realização de eventos, com nova redação no decreto n° 035/2009, que em eu seu art. 4°, § 1º, estabeleceu que a realização de eventos no território municipal, deverá obedecer ao interstício (intervalo) mínimo entre um e outro de: a) 30 dias para eventos de grande porte; b) 20 dias para eventos de médio porte e c) 05 dias para eventos de pequeno porte. Neste mesmo decreto, em seu art. 3°, I, c) – reza que eventos acima de 1501 pessoas são considerados de grande porte.
Assim sendo, mesmo após o cancelamento do show de João Lucas & Marcelo, a agenda de shows do mês de dezembro, prevê ainda os shows de Léo Magalhães (08/12) e Ivete Sangalo (15/12). Shows considerados de grande porte. Sem contar que após a denúncia do Liberdade News, começou a ser propagado, primeiro nas redes sociais, depois através outros meios de comunicação, o show do cantor Gustavo Lima, para o dia 30 de novembro, no Villa Country. Continuando ai uma sequência de três eventos seguidos.
Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, o show de Léo Magalhães foi o primeiro a ser protocolado na prefeitura. Dessa forma, se o Ministério Público fizer valer o decreto municipal, poderá os outros dois shows ser cancelados. Segundo representantes do comércio, 04 shows de grande porte num período tão curto entre um e outro, comprometeria todas as projeções de venda do comércio para o fim de ano. Sem contar que os eventos poderiam levar da cidade aproximadamente um milhão de reais só em cachê para os artistas, dinheiro que não circulará na região. Além de outro volume enorme de dinheiro sendo movimentado apenas nas mãos de um restrito grupo
Aliado a isso, ainda envolve uma série de outros problemas relacionados ao trânsito, violência, perturbação da ordem, movimentação de setores de segurança entre outros. O site Liberdade News não é contra nenhum tipo de manifestação artística, cultural e de lazer. Pelo contrário, é um profundo incentivador, mas as denúncias partem de uma lógica e são baseadas em decretos municipais, de gestores que pensaram em toda a logística que envolve eventos desse porte.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews