Teixeira de Freitas: O Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES) anunciou os resultados da Operação Orizon, realizada de 07 a 16 de março. A operação foi uma iniciativa coordenada entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil da Bahia, com foco nas regiões oeste e sul do estado.
Durante a operação, foram recuperados 38 veículos e detidas 26 pessoas na área de atuação do CPR-ES, que abrange 21 cidades do extremo sul da Bahia. Além disso, as forças de segurança apreenderam 3 armas de fogo, 22 munições, um motor de automóvel e mais de 11 quilos de drogas, incluindo crack (6.893g), maconha (3.620g) e cocaína (546g). No total, a operação resultou na recuperação de 113 veículos em todo o estado.
A operação, batizada de Orizon, que significa "até onde se pode enxergar" em grego, teve como alvo o crime de fraudes veiculares, dividido em três fases: roubo, adulteração e revenda. O principal objetivo foi combater a clonagem de veículos, uma prática criminosa onde os identificadores dos veículos e seus documentos são alterados para parecerem legítimos, sendo posteriormente vendidos em plataformas online por valores abaixo do mercado.
O Coronel Paraíso, comandante do CPR-ES, destacou a importância da integração entre as diferentes forças policiais no combate efetivo aos crimes de fraudes veiculares. "A operação conjunta é um exemplo do poder da cooperação entre as instituições de segurança, trazendo resultados significativos no enfrentamento dessa prática criminosa", afirmou.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews