Teixeira de Freitas: Desde a série de ataques contra ônibus e estabelecimentos comerciais e bancários, no fim de novembro de 2011, que a cidade de Porto Seguro reacendeu os holofotes para a questão da violência, que vem tomando conta das cidades interioranas do país, deixando para trás, até mesmo grande metrópoles, em número de homicídios por habitante.
Segundo o Mapa da Violência 2012, Porto Seguro aparece como a 5ª cidade mais violenta do país e a 2ª mais violenta do Estado da Bahia. Com uma taxa elevadíssima de homicídios e outras ocorrências delituosas, Porto Seguro ganhou destaque nacional no índice de violência, forçando o Secretário de Segurança Pública a reforçar o policiamento na região da Costa do Descobrimento, desde os ataques de novembro/2011.
Nesta quarta-feira, 28 de novembro, a pedido do Secretário de Segurança, Maurício Telles, foi transferido 25 policiais militares, de Teixeira de Freitas para Porto Seguro. Esses policiais militares, que atuavam nas ruas de Teixeira de Freitas, irão agregar o quadro da PM de Porto Seguro. Segundo o secretário, esses policiais farão parte da equipe que vai trabalhar numa Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A Unidade de Polícia Pacificadora de Porto Seguro deve ser inaugurada no inicio do mês de dezembro, ainda este ano, e a base será instalada no bairro Frei Calixto, conhecido como Baianão, o bairro mais violento de Porto Seguro.
A ação é importante, pois é preciso criar soluções de combate à criminalidade, mas a transferência deixa um desfalque considerável de agentes de segurança, que compunham um grupo que vinha atuando de forma satisfatória, no combate à criminalidade da nossa cidade, que também é considerada uma das maiores do Estado. É desvestir um santo para vestir outro.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews