Mucuri: Na madrugada desta sexta-feira, 23 de agosto, uma mulher foi presa e um adolescente apreendido no Posto Fiscal da Bahia, na divisa entre Bahia e Espírito Santo. A ação ocorreu por volta das 02h00, após uma série de eventos que envolveram a Polícia Militar de ambos os estados.
Policiais Militares da 89ª CIPM de Mucuri, durante rondas ostensivas no distrito de Itabatã, receberam uma informação da Polícia Militar do Espírito Santo. A informação indicava que dois indivíduos em uma motocicleta furtada estavam se dirigindo à BR 101, sentido Bahia, e forneceu as características físicas e a placa da motocicleta.
Por volta das 02h20, os policiais receberam uma solicitação do Posto Fiscal da Bahia relatando que dois indivíduos em motocicletas haviam chegado ao local em atitude suspeita. Os policiais se deslocaram até o posto e abordaram Luciana Alves dos Santos, de 19 anos, e um adolescente de 17 anos.
Luciana estava conduzindo uma motocicleta Shineray sem placa de identificação e com ligação direta na ignição. Durante a revista pessoal, foram encontradas 188 notas falsas no bolso do casaco. O adolescente estava conduzindo uma motocicleta Honda Broz vermelha, placa MSB-4D72, também com ligação direta na ignição e cor adulterada (originalmente preta). Ambos não souberam informar a procedência das motocicletas e alegaram não possuir documentos.
Questionados sobre a motocicleta proveniente de furto/roubo, informaram que o adolescente havia se acidentado durante o trajeto, apresentando escoriações no corpo, e que abandonaram a motocicleta às margens da BR 101, próximo à comunidade da Divisa, entre os estados da Bahia e Espírito Santo. A guarnição da PMES da 3ª Cia do 13º BPM (Pedro Canário) foi acionada para prestar apoio nas buscas, resultando na recuperação da motocicleta Honda/CG 125 Fan KS, placa GXB-3D90, encontrada às margens da BR 101.
Após consulta, verificou-se que a motocicleta havia sido furtada no dia 15 de agosto em Boa Esperança/ES pelo próprio adolescente. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão pelos crimes de moeda falsa e furto. O casal foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Itabatã, devido à impossibilidade de transporte das motocicletas e ao avançar das diligências. Na manhã desta sexta-feira (23), enquanto prestavam depoimentos, receberam a informação de que a motocicleta Shineray havia sido furtada na cidade de São Mateus/ES na tarde da quinta-feira (22).
Após os depoimentos, o delegado titular, Bruno Ferrari, autuou Luciana Alves pelo crime de furto, com base no Art. 155 do Código Penal Brasileiro. Luciana foi transferida para a custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, ficando à disposição da Justiça. Luciana tem um vasto histórico criminal, incluindo suspeitas de homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e envolvimento com o tribunal do crime em Vitória/ES.
Já o adolescente teve um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) lavrado pelo delegado e foi entregue aos responsáveis.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews