Teixeira de Freitas: Eloíza Carla Nunes do Amaral, 54 anos, foi detida por agentes da Polícia Civil de Teixeira de Freitas no último final de semana, após ser surpreendida em atitude suspeita na companhia de duas crianças, uma de 14 e outra de 8 anos, em um quarto de hotel.
As duas crianças viajariam com Eloíza para Vitória sem nenhum documento de autorização dos familiares, apenas com xérox das certidões de nascimento. De acordo com a polícia, a acusada foi flagrada em uma conversa por telefone em que dizia estar levando as crianças para a capital capixaba com a finalidade de ganhar dinheiro, mas não especificou os reais objetivos.
A conversa levantou suspeita de um dos hóspedes, que acionou os agentes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. Depois de ter sido detida, Eloíza teria alegado ser mãe da criança de 8 anos de idade, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse o parentesco.
Na delegacia, os familiares das menores foram localizados, e a mãe da garota de 14 anos confessou ter autorizado a filha a viajar com Eloíza, sob a promessa de estudos e trabalho. Os agentes também constataram que a mãe da menor não tinha nenhum contato da acusada, que teria lhe dado uma cesta básica e uma quantia de R$ 50.
Eloíza já foi condenada por tráfico de menores para o exterior em maio de 2002 pela Justiça Federal, mas não cumpriu a pena de 4 anos e 6 meses, que acabou prescrevendo em setembro do ano passado. Ainda segundo consultas da Polícia Civil, ela também responde a processos criminais na Delegacia Especializada de Costumes Diversos e na Delegacia Patrimonial, também em Vitória.
Apesar de a situação ser característica de tráfico de menores, a polícia disse não ter conseguido provar o crime, ficando classificada apenas como uma irregular. Eloíza foi ouvida e liberada.
Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães