Teixeira de Freitas: A quantidade de frotas de veículos no país vem aumentando de forma significativa a cada ano, fruto da estabilidade econômica associada a um maior potencial de consumo da população, sendo inquestionáveis os benefícios desse desenvolvimento econômico, porém, o aumento no número de veículos transitando pelas cidades, consequentemente, também tem aumentado os índices de acidente de trânsito.
Uma série de fatores contribui para isso, desde a embriaguez ao volante até o nervosismo e a afobação de pessoas que ao perderem tempo nos enormes engarrafamentos, acabam abusando da velocidade quando o tráfego fica mais livre. Tais números não são mais ocorrências distantes, daquelas só vistas nos noticiários nacionais. Nossa região tem vivido momentos de grandes tragédias, com índices jamais vistos.
Já são 27 vítimas fatais e mais outras dezenas de feridos, apenas nos primeiros 22 dias desse mês de janeiro, o que chega a mais de uma vítima por dia. Segundo informações do coordenador da Polícia Técnica, Dr. Manuel Garrido, é o maior número de vítimas fatais por acidente em apenas um mês, desde que ele assumiu a coordenação em agosto de 2007.
O carnaval se aproxima e naturalmente mais veículos irão transitar pelas rodovias estaduais e federais. Fatalidades acontecem, mas especialistas afirmam que 90% dos acidentes são causados por falha humana, logo podem ser evitados por mudanças comportamentais, tais como evitar ingerir bebidas alcóolicas, não exceder a velocidade e respeitar as sinalizações. Dirija com cuidado e permaneça vivo.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews