Na terça-feira, 29 de janeiro, na sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Mata Atlântica), em Posto da Mata, com a presença ilustre do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, foi realizada a solenidade de homenagem aos policiais militares da unidade que se destacaram no exercício de sua função no ano de 2012.
O evento solene foi o momento de reconhecimento para as guarnições que se destacaram no estrito cumprimento do dever evidenciando seu grau de comprometimento, abnegação e de denodo enquanto envergam a farda e embarcam nas viaturas da Cipe/Mata Atlântica. Representando a tropa, oito policiais militares se postaram a frente numa posição de destaque e foram homenageados recebendo diplomas pelo desempenho operacional de excelência no que tange a produtividade, prisão, combate ao tráfico e combate aos crimes contra as instituições financeiras.
Um dos homenageados, o soldado Sandro Alves Carvalho, causou grande comoção entre os presentes e foi a razão de grande orgulho para os comandantes e colegas de farda. Ele foi alvejado com um tiro de fuzil na cabeça e mesmo ferido em combate ajudou a desarticular uma quadrilha que participou numa tentativa de assalto a uma instituição financeira ano passado. Não sendo esquecido também o ato heroico do soldado Cleber Souza, vitimado fatalmente durante a mesma diligência. Qual combatente doou a vida estando à altura do juramente do policial militar ao ingressar nas fileiras da corporação de “dedicar-se inteiramente ao serviço policial militar e a segurança da sociedade mesmo com risco da própria vida”.
A figura feminina também esteve representada na parada militar, entre tantos homens, a soldado PM Iara Vieira foi homenageada como a primeira policial militar feminina a fazer parte da Cipe/Mata Atlântica. Ela que, além de militar, é mãe e recentemente se tornou avó, sem deixar de lado a vaidade feminina, participa de operações da mais alta periculosidade sem nada deixar a desejar.
Louvando a já conhecida e respeitada atuação na região onde se fazem presentes os policias comandados por ele, o comandante da Cipe/Mata Atlântica, major Ubiraci Barbosa em algumas de suas palavras proferidas em seu discurso disse: “Sei que devemos nos doar às pessoas sem pedir nada em troca. Mas, devemos, também, reconhecer o valor dessas pessoas em público a fim de que fiquem registrados em vida por essa qualidade tão rara e nobre”.
Ainda refletindo a busca pelo aprimoramento técnico profissional da tropa da Cipe pelo seu comandante o Maj PM Ubiraci, o comandante-geral Cel. Castro lançou a pedra fundamental de início da construção do campo de futebol que servirá para que os policiais da Unidade Especializada realizem treinamento físico.
Diante de todos os presentes e autoridades civis, militares e personalidades que contribuíram para o sucesso da unidade, a equipe de intervenção tática da especializada finalizou o evento com uma simulação de um atendimento a ocorrências de alto risco com grave ameaça a vida, como sequestro e cárcere privado.
Por: Liberdadenews/Ascom