Teixeira de Freitas: O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc), representado no Extremo Sul pelo diretor sindical, Luís Henrique Ressurreição de Souza, “Lula”, suspendeu nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, a custódia de presos na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. A Justiça criminal local foi, recentemente, oficiada sobre a deliberação que já tinha sido tomada em novembro do ano passado.
O processo de desativação da unidade carcerária de Teixeira de Freitas, que possuía o triplo de sua capacidade de lotação, teve início ainda no final de 2012, quando alguns presos foram transferidos para o Conjunto Penal, no entanto, nesta sexta-feira, a delegacia ainda matinha pouco mais de 30 presos em situação de custódia. Com a nova decisão, os presos flagranteados, os chamados, “presos da Justiça” deverão ser levados para o presídio no prazo máximo de 24 horas.
A medida também exime os policiais das responsabilidades da situação preso, o que era considerado pelo sindicato desvio de função, e, automaticamente, suspende as atividades de visitas de parentes e advogados e entrega de alimentação suplementar. A concessão dos investigadores foi mantida somente na responsabilidade da entrega de alimentação fornecida pelo Estado, atendimento aos oficiais de Justiça, em caso de alvará de soltura, e atendimento médico de emergência. O ofício encaminhado à Justiça pelo presidente estadual do Sindipoc, Marcos Oliveira, pediu a interdição da custódia, assim como os outros detentos, os presos restantes devem ser transferidos para o presídio ainda este mês.
Por: Sulbahianews