Teixeira de Freitas: Foi protocolado na Delegacia Circunscricional de Teixeira de Freitas, na manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro, o Laudo de Local de Acidente de Trânsito, n° 2013 08 PC 000402-01, referente ao acidente envolvendo uma Scania tritrem, carregada de eucalipto, em que o motorista Nilson Afonso Pena, conhecido como “pipoca”, morador do Bairro Vila Caraípe, foi atropelado pela própria carreta ao tentar pular do veículo, que perdeu a direção numa ladeira. O laudo foi protocolado no cartório da delegacia e apenas a esposa da vítima e o advogado da Fíbria teve acesso ao laudo.
O acidente ocorreu nas primeiras horas do dia 20 de janeiro do corrente ano, em uma área de eucalipto da Empresa Fíbria, há 20 quilômetros do povoado de Santo Antônio. Nilson teve seu corpo dilacerado pela carreta e morreu no local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica, liderada pelo perito criminal. Dr. Manuel Garrido esteve no local do acidente, juntamente com o delegado titular, Dr. Marco Antônio Neves. Desde o momento do acidente, os peritos evidenciaram fortes marcas de frenagens apenas de um lado do veículo, evidenciando que a carreta só teria freado de um lado.
Nossa equipe acompanhou todos os trabalhos periciais e ouviu testemunhas e funcionários da própria empresa, que foram unânimes em afirmar que trabalhavam em condições precárias, correndo risco de morrer em extensas horas de serviço e com veículos com mau funcionamento. Inclusive registramos a fala de um motorista da empresa que desabafou: “Para conter gastos a Coopercarga e a Fíbria nos obrigam a trabalhar por várias horas ininterruptas e com veículos em condições precárias, colocando nossa vida em risco”.
A equipe do Liberdadenews desde o primeiro momento acompanhou de perto as pericias tanto no local do acidente, quanto na empresa onde foi feito a perícia nos veículos. Além de ter denunciado em primeira mão por alguns motoristas no local do acidente que vitimou o colega que os veículos estavam sem manutenção por parte da empresa responsável. Tivemos acesso também com exclusividade ao referido laudo, onde segundo o perito criminal, a perícia foi acompanhada pelos mecânicos da MOVESA - empresa autorizada da Scania, que fica na BR 101 em Teixeira de Freitas.
O laudo composto por 05 páginas é assinado pelo perito Manuel Gomez Garrido, onde é concluído da seguinte forma: “Com base nos resultados dos exames, o Perito conclui como causa do acidente e morte acidental de Nilson Afonso Pena – falha no sistema de freios do veículo MIA 3916 e semirreboques MIC 3326 e MIB 9996”.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Matéria iniciada no Liberdade News repercute e motoristas promovem paralisação