Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem tem buscado incessantemente informações acerca da Operação Dilúvio, desencadeada pela Polícia Civil do Espírito Santo, que foi o assunto em todos os cantos da cidade e da região e, mobilizou um efetivo de dezenas de policiais civis, entre eles delegados e agentes das Delegacias de Roubo e Furto de Veículos de Vitória/ES e Itabuna/BA; policiais civis da 8ª COORPIN e da Superintendência da Polícia Civil do Interior do Espírito Santo.
Ao todo, 10 delegados e 70 agentes da Policia Civil capixaba cumpriram 21 de mandados de busca e apreensão nos ferros-velhos e locais de desmanches na cidade; prenderam por força de mandado de prisão temporário 06 pessoas, das 11 previstas. Entre os prisioneiros está o investigado de polícia, Luzinom Amorim, lotado na 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas. Diversas peças e veículos foram recuperados e os prisioneiros foram recambiados ao Centro de Triagem de Viana/ES, excesso o investigador Luzinom.
Luzinom encontra-se à disposição da Justiça Capixaba, cuja se prisão se deu por um mandado de prisão temporário (05 dias). Porém, foi conduzido para Salvador, onde permanecerá na Corregedoria da Policia Civil até posterior decisão. Luzinom estava sendo investigado por ter ligação com o principal receptador de veículos em nossa região. Cumprindo buscas no guincho pertencente ao mesmo, os policiais capixabas nada encontraram relativo a veículos e peças adulteradas.
Na ocasião, encontraram 03 pistolas .40 de origem duvidosa. Mas, que segundo o próprio Luzinom, pertencem a ele e tem registro. Porém, estão com os registros vencidos. Por conta disso, poderá ser autuado também, por posse ilegal de arma de fogo. Mesmo não estando no foco desta ação, os policiais capixabas conseguiram prender um fugitivo do Espírito Santo – José Carlos da Silva, 40 anos de idade, vulgo “Zé Paraíba”, que tem diversos mandados de prisão, acusado de ser o líder de uma quadrilha especializada em roubo de veículos no Espírito Santo.
Segundo a polícia capixaba, o Sul da Bahia é um paraíso do desmanche, onde os carros eram roubados no Espírito Santo, desmanchados e adulterados nas cidade polos – Itamaraju e Teixeira de Freitas, na Bahia e Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. No Rio foi preso o receptador Ronei Marcio Lopes Nogueira e no Espírito Santo pelo menos mais 07 pessoas, inclusive uma advogada e um funcionário do DETRAN/ES, que fornecia informações do Banco de Dados do DETRAN para facilitar a clonagem dos veículos.
O Superintendente Dr. Danilo Bahiense considerou proveitosa a operação, embora muitos “comerciantes” tenham conseguido escapar da prisão, devendo se apresentar na presença de um advogado para responder pelos crimes. Nossa equipe de reportagem não conseguiu ter acesso a todos os nomes dos presos nesta operação, nem dos que tinham mandados de prisão temporária.
A critica que é feita aos líderes desta operação é apenas em relação a falta de informações prestadas à imprensa, pois a população quer saber e tem o direito de saber quem são os envolvidos nestes crimes. Mas investigando, perguntando a um e a outro, conseguimos alguns nomes, que serão divulgados abaixo:
Luzinon Lopes de Amorim: investigador da Policia Civil da Bahia, suspeita de ligação ao principal receptador de veículos da região.
Santo Koelher: comerciante, já foi preso pelo antigo coordenador da 8ª COORPIN, Dr. Nelis Araujo pela mesma modalidade de crime.
Juscelito de Souza Ricardo: Funcionário do Detran/ES, passava informações do banco de dados do Detran para facilitar a clonagem dos veículos roubados
Alessandrine Moura Guimarães: Advogada, orientava fugas e até participava de churrascos com os clientes no Espírito Santo.
Romildo Ferreira, o Dog: Agente socioeducativo do Lases, tem um ferro-velho que era usado para desmanche e adulteração de veículos roubados. Também tem ligação com Cosme Soares dos Santos, suspeito de roubar carros.
José Carlos Silva, o Paraíba: fugitivo da Justiça Capixaba, preso no centro da cidade, de forma ocasional. O “Paraíba” é acusado de liderar uma quadrilha especializada em roubo de veículos.
Ronei Márcio Lopes Nogueira: maior receptador de veículos do Espírito Santo, que atuava na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro.
Rodrigo Irades: Preso há 15 dias, é suspeito de roubar mais de 50 carros em 9 meses na Grande Vitória. Segundo a polícia, ele integrava a quadrilha.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Operação Dilúvio prende diversos acusados de receptação e desmanche e recupera veículos
Operação Dilúvio da Polícia Capixaba vem à Teixeira fechar diversos pontos de desmanche de veículos