O governador da Bahia, Jaques Wagner vai assinar em junho com alguns prefeitos da Bahia, inclusive com Manoel Loyola, do município de Jucuruçu, o convênio tripartite (União, Estado e Município) do “Programa Mais Educação” que é um projeto de iniciativa e coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade em parceria com a Secretaria de Educação Básica e com a Secretaria Estadual de Educação da Bahia e sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O “Programa Mais Educação”, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Segundo o prefeito Manoel Loyola o programa pode beneficiar no território de Jucuruçu, escolas que ganharão monitores especialistas, materiais de consumo e de apoio para as atividades, além do recebimento de conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros e, sendo que os equipamentos e materiais podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
O prefeito Manoel Loyola adiciona que o programa visa ampliar suas ações e fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e utilizando os resultados da Prova Brasil. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Loyola ainda disse que tem buscado permanentemente assinar convênios tanto com o estado, quanto com a união na esperança que Jucuruçu seja contemplado com programas que venham realmente contribuir com o desenvolvimento educacional e econômico do município. “Na educação, temos dado realmente uma atenção especial com a reforma e ampliações de escolas, com a instalação nas unidades de laboratório de informática, salas de aulas, pátio de recreação, biblioteca, cantina, parque, bebedouros e salas administrativas”, acrescentou.
”O que temos feito é fruto de meu compromisso com a educação de qualidade à população do município de Jucuruçu. Nossa intenção é ampliar os programas educacionais, construir novas escolas, reformar, modernizar e ampliar todas as unidades municipais de ensino, para oferecer a professores e alunos um espaço educacional digno e um ensino de qualidade”, concluiu o prefeito Manoel Loyola.
Por Athylla Borborema