“O cliente quer facilidade, acessibilidade e visibilidade e essas exposições nas calçadas, passeios e, em alguns casos, no meio da rua, têm dificultado o acesso dos clientes ao balcão das lojas. Em vez de aumentar as vendas, elas têm feito com que algumas empresas percam vendas”, afirmou o presidente do Sindicato dos Comerciantes de Teixeira de Freitas (Sincomércio), Flávio Guimarães.
A declaração se deu durante lançamento da Campanha de Acessibilidade, que objetiva proporcionar a acessibilidade às pessoas que trafegam pelas ruas de Teixeira de Freitas. A campanha, de caráter educativo, visa orientar os pedestres e, sobretudo, os comerciantes.
“É percebido que alguns comerciantes têm usado as calçadas para expor mercadorias. Diante disso, a diretoria do Sincomércio criou um trabalho educativo solicitando aos comerciantes que deixem as calçadas livres”, informou Flávio Guimarães.
Segundo ele, os próprios comerciantes acabam dificultando o acesso dos clientes às suas lojas e produtos, ao improvisar diferentes tipos de placas, que vão desde o modelo de cavalete aos formatos de alumínio. Para Flávio, isso acaba produzindo um efeito contrário ao desejado: em vez de chamar a atenção do cliente, acaba por dificultar o acesso dele às lojas.
“Comerciante consciente não usa as calçadas e estacionamentos para expor mercadorias, não estaciona seu próprio carro e de funcionário na frente da loja. Comerciante inteligente facilita o acesso dos clientes, especialmente dos cadeirantes, deficientes físicos, idosos, gestantes e crianças ao balcão da loja. Seu cliente precisa de acessibilidade. Portanto, respeite, encante e surpreenda seu cliente”, orientou o presidente do Sincomércio. Além do Sincomércio, a campanha conta com o apoio da prefeitura de Teixeira de Freitas. Ela será divulgada, inicialmente, no rádio e, depois, nos jornais impressos e sites.
Por: João Paulo Cruz/Sulbahianews
Fotos: Luscivani Lopes/Portal N3