O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PHS), se reuniu na manhã desta última segunda-feira (30/05), na Prefeitura Municipal, com dirigentes de várias instituições, empresários, agropecuaristas e comerciantes. Na pauta estava um único assunto, reconstruir o Parque de Exposições Manoel Pereira, que fica situado na sombra da apreciada Pedra do Monte Pescoço e às margens da rodovia BR-101 na zona norte da cidade de Itamaraju.
O prefeito Pedro da Campineira absorveu bem a proposta da comissão e cedeu os engenheiros da Prefeitura Municipal para que juntos possam elaborar um projeto conclusivo sobre as novas instalações do parque e uma vez pronto, possa ser feito o seu encaminhamento junto à SEAGRI - Secretaria de Estado da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária da Bahia para se estabelecer um convênio em que o município já está disposto a oferecer a sua contra-partida na reconstrução do parque.
Segundo Urbano Correia, presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, o projeto visa ampliar e modificar o parque com preceitos novos que venha atender uma demanda de crescimento econômico e de emprego e renda para o município. Para Everaldo Mello, diretor do SICOOB e chefe do escritório local da CEPLAC, o município continua sendo um dos mais importantes da Bahia diante das suas riquezas naturais e com o maior rebanho bovino do estado, portanto merece uma atenção maior na sua infra-estrutura rural. Já Iraildes Martins, gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil, comemorou a reunião e disse que esta idéia já vinha sendo estudada há muito tempo e somente agora, houve um gestor que deu uma atenção especial para o seu principal setor econômico que é o agronegócio.
O projeto visa criar um centro de agricultura, um ginásio de eventos, arena, arquibancadas, baias cobertas, quiosques, rampas para expositores e diversos outros preceitos. Foram discutidas ainda questões como ampliação e iluminação do estacionamento do Parque de Exposições Manoel Pereira, garantindo mais tranqüilidade e segurança aos condutores de veículos. O agropecuarista Manoel Pereira, que teve o nome oferecido ao parque em sua homenagem e pai desta iniciativa, fez questão de acentuar sua confiança no resultado desta parceria com o Executivo Municipal.
Participaram da reunião com o prefeito Manoel Pedro da Campineira, representantes do Sindicato Rural, CDL, Sincomércio, ADAB, CEPLAC, SICOOB, Banco do Nordeste do Brasil, Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Agricultura, FAEB, EBDA, Messovale e Sindicato Rural de Prado.
Por Athylla Borborema