Teixeira de Freitas: A primavera do hemisfério sul começou nesta quarta-feira (23) às 5h20. A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.
A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e anoite possuem a mesma duração, 12 horas cada).
Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas. “Aqui em Teixeira de Freitas, parece que é verão a muito tempo, minha vontade é de correr para piscina, praia, estou bebendo mais líquidos, uma vontade imensa de tomar sorvetes, já estou sofrendo”. Fala Ana Paula moradora do centro.
Existem explicações dos especialistas. Segundo eles, a estação que começa, deve sofrer a influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O setor do Pacífico cuja variação da temperatura mais tem impacto no Brasil é a próxima ao Peru. Hoje, esta região não apresenta temperaturas tão altas quanto a região central do oceano, mas ainda assim o fenômeno deve afetar o regime de chuvas no Brasil.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a primavera deve ser caracterizada por pancadas de chuva no final da tarde ou noite devido ao aumento do calor e da umidade. Podem também ocorrer raios, ventos fortes e algumas regiões até queda de granizo.
Fiquem atentos as flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews