Policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto prenderam, na tarde desta quinta-feira (19/01), Sebastião David de Souza Soares, 43 anos, acusado de maus tratos à mãe, que é quase nonagenária, e à irmã, que tem transtornos mentais. Segundo o delegado de Itanhém Jorge da Silva Nascimento, que substitui provisoriamente o delegado de Medeiros Neto Kleber Eduardo Gonçalves, o acusado será indiciado por maus tratos, violência doméstica e cárcere privado.
Para que pudesse ser feito a retirada das vítimas de maus tratos da residência do acusado foi montado uma operação envolvendo Polícia Militar, Secretaria Municipal da Assistência Social e da Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e SAMU.
O acusado reside na cidade de Medeiros Neto, na rua Japão, no bairro Uldurico Pinto com a esposa, duas filhas adolescentes e três meninos, além da mãe dele, Joana Rosa Maria Soares, 86, e a irmã Eli Rosa Soares Filha, 55, que, apesar de aposentadas, vivem em condições subumanas, sem alimentação adequada, sem medicação necessária e sem nenhuma condição de higiene.
De acordo com as denúncias o acusado controla os cartões de benefícios da esposa, da mãe e da irmã e não promove a assistência necessária nem a elas nem aos filhos. Além dos benefícios a família recebe ainda R$ 230 de Bolsa Família.
Outra acusação grave é a de que Sebastião teria abusado sexualmente a filha mais velha, hoje com 16 anos, quando ela tinha apenas 13, e a irmã que é portadora de transtornos mentais.
A irmã dele vive trancada em um cômodo sem janelas com uma única porta que dá acesso aos fundos, onde há muito mato e um enorme buraco semelhante a uma cisterna abandonada, sem nenhuma cobertura adequada. Dentro desse quarto há fezes espalhadas por todos os cantos e, entre as fezes, no chão, uma garrafa peti, que serve como copo, e uma bacia de plástico com uma comida que mais parece lavagem para porcos.
A residência não possui nenhuma condição de habitabilidade por apresentar estrutura precária, falta de higiene, de dormitórios e banheiro. Sebastião retirou todas as portas dos cômodos da casa para facilitar a prática de abuso sexual.
A mãe e a irmã do acusado foram encaminhadas ao hospital porque se encontravam muito debilitadas e, posteriormente, irão para o Lar dos Idosos São José, um abrigo mantido pela Igreja Católica.
A assistente social explicou que no mesmo dia da prisão do acusado a secretária da Assistência Social de Medeiros Neto, Rita Barreto, providenciou cesta-básica e material de limpeza e higiene para a família. Ela disse ainda que os reparos na residência do casal serão feitos nos próximos dias. “Essa retirada [da mãe e da irmã do acusado] é provisória e durará até que se restabeleçam os vínculos familiares e a reforma da casa”.
Sebastião David, por sua vez, nega os crimes, mas não consegue ser claro em suas explicações sobre o que faz com o dinheiro da família que ele controla e administra. Vizinhos e familiares disseram que ele gasta o dinheiro com macumbaria na cidade de Teixeira de Freitas, para onde se desloca frequentemente. Sobre o estado deplorável em que a sua irmã se encontrava, dividindo espaço com as próprias fezes ele justificou que naquele dia estava faltando água em sua casa.
Por: Edelvânio Pinheiro