A Polícia Militar está combatendo com veemência o furto de gado nos municípios que compõem a 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Na tarde deste domingo (22/01), a PM recuperou 38 animais, entre bois, vacas e bezerros, furtados em uma fazenda próxima à BA 290, no município de Itanhém. Quase duas dezenas de policiais foram mobilizados em quatro guarnições nas cidades de Itanhém e Medeiros Neto.
Os animais teriam sido furtados na noite de quinta-feira (19/01), mas só foram embarcados em dois caminhões na madrugada de sábado para domingo. “Da minha fazenda (Guanabara) desapareceu uma vaca e uma novilha e na fazenda Altamira (de Valdomiro Santos Dias) 15 animais, entre vacas, bezerros e novilhas”, disse Jaime de Sousa Machado, que elogiou o trabalho dos policiais. “O trabalho da polícia é muito importante para combater esses marginais”, completou.
Ao todo quatro pessoas foram presas: Welliton Gonçalves Santos, 30 anos, Maurício Resende Reis, 27, ambos moradores de Medeiros Neto, e os motoristas dos dois caminhões Leonardo Timóteo dos Santos, 31, morador da cidade de Sooretama- ES, e Roberval Pena, 29, de Pedro Canário-ES, que transportariam o gado para Canavieiras, cidade do sul da Bahia, a 559 km de Salvador. A polícia procura por um homem ainda não identificado, que teria ajudado embarcar os animais, e pelo pai de Wellinton, Arnaldo Rodrigues Santos, 58, que teria contratado, por telefone, os caminhoneiros. Os caminhões Mercedes Bens, 1516, azul, placa MQW-2071/Pedro Canário, e 1111 amarelo, placa MPY-3709/Sooretama, ambos procedentes de Pedro Canário-ES. Foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Itanhém.
Recentemente um fazendeiro do município de Itanhém e um caminhoneiro de Teixeira de Freitas foram presos acusados de furtar gado. Rodrigo de Barros Nunes, 27 anos, foi preso em flagrante quando tentava transportar 12 vacas e um bezerro em seu caminhão Mercedes Bens 1620, placa JOB 4352/Teixeira de Freitas. Já o fazendeiro Odailson Almeida de Sousa, 31, mais conhecido por Diu, foi preso por força de um mandado de prisão preventiva, representado pelo delegado titular de Itanhém, Jorge da Silva Nascimento, expedido pelo Juiz de Direito Ricardo Costa e Silva.
O major Osíris Moreira Cardoso, comandante da 44ª CIPM, que assumiu a unidade no final de dezembro, disse que o combate ao furto de gado será uma das prioridades do seu comando. “Iremos reativar a Ronda Rural, que também dará apoio aos distritos e vilas dos municípios, para combater o abigeato (furto de gado)”, disse o major. “Não mediremos esforços no sentido de providenciar uma viatura para que nossos policiais possam estar presentes também na zona rural para combater esse mal que tanto tem causado transtornos aos pecuaristas”, completou.
Por: Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews
Fotos: Edelvácio Pinheiro/Liberdadenews