O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, realizou campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O objetivo do evento consistiu em alertar a sociedade sobre os riscos ao qual crianças e jovens estão expostos. A campanha teve inicio no distrito de Vera Cruz, no dia 14 de maio, seguindo para Trancoso e Arraial D’Ajuda, no dia 16, Orla Norte e aeroporto, no dia 17, culminando com a divulgação dos serviços e alerta a população no Trevo do Cabral e Praça das Pitangueiras, no dia 18. Segundo a equipe do CREAS, foi feito um trabalho de conscientização e prevenção, sensibilizando os moradores e turistas sobre a importância da data.
O abuso sexual pode vir acompanhado de violência física e psicológica. Muitas vezes, o agressor intimida a vítima ou a mesma não formaliza denúncia às autoridades policiais por vergonha, o que torna necessárias campanhas de esclarecimento e apoio. Já a exploração sexual infantil acontece quando crianças ou adolescentes são coagidos a manter relações sexuais com adultos em troca de dinheiro ou favores.
Liberdadenews/Ascom