O Dia do Soldado está sendo comemorado desde ontem (24/08) pela 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Medeiros Neto, com visitas ao quartel pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino. A visitação vai até a próxima quarta-feira.
De acordo com o comandante, major Robson Lopes Calmon, mais de 1.500 crianças devem visitar aquela unidade policial, onde conhecem as dependências do quartel, os projetos sociais que a 44ª CIPM desenvolve como o Ronda Escolar e o Centro Digital, por exemplo. “Eles também recebem instruções sobre o dia-a-dia dos policiais militares e sobre a história de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro”, acrescentou o major. “Afinal, essa data é instituída em homenagem ao nascimento dele no dia 25 de agosto de 1803”, concluiu. As instruções são ministradas aos alunos no auditório da companhia.
O soldado Hildiberto Henrique Viana de Oliveira, que coordena o projeto Ronda Escolar, e que, por esta razão, está ligado diretamente às escolas, é quem, juntamente com o soldado Vladimir Mota, ministra as instruções aos alunos sobre o Dia do Soldado. “Abrir as portas dos quartéis para podermos proporcionar esse momento na vida das nossas crianças é muito importante porque ajuda a desmistificar o fato de que a Polícia Militar não é amiga e parceira da sociedade”, disse a coordenadora da Escola Municipal Aurelina Andrade Silva, pedagoga Rosilandi Ferreira Cruz Aguiar, que acompanhou a visita dos estudantes ao quartel. “Além disso, as instruções que os alunos recebem ajudam também a direcioná-los, desde já, para a prática do bem e a formar uma consciência crítica contra a criminalidade”, acrescentou.
A coordenadora ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo projeto Ronda Escolar. “Queria, na oportunidade, agradecer ao major Calmon, pela continuidade do Ronda Escolar, pois esse projeto dá um suporte importantíssimo à educação de Medeiros Neto, evitando a frequência de pessoas estranhas nas escolas e inibindo a ação de marginais no âmbito escolar”, finalizou.
Por: Edelvânio Pinheiro