O primeiro crime aconteceu na noite do último sábado (25) na cidade de Pojuca, Região Metropolitana de Salvador e a vítima foi Anderson de Santana Sampaio (PHS), 37 anos, que disputava uma vaga no Legislativo local. Ele foi morto com oito tiros disparados por dois homens que chegaram em uma moto. Sampaio era ex-comandante da guarda municipal da cidade e fazia parte dos candidatos da coligação “Em prol da nossa terra”. O crime teria ocorrido na presença da filha e da esposa. A polícia investiga se a execução aconteceu por motivação política ou por algum problema enfrentado pela vítima no passado.
Já neste domingo (26) a vítima foi Jurandy Santos Oliveira , 43 anos, candidato a vereador pelo PT no município de Jequié. Ele era também policial militar.
O petista recebeu inicialmente um golpe de faca e, logo depois foi seqüestrado por um grupo de seis elementos que estaria praticando assaltos a pessoas em um bar, localizado às margens da estrada do Rio Preto do Costa, zona rural de Jequié. Jurandy retornava de um encontro político na região, dirigindo o seu carro, acompanhado pela esposa, um filho menor e o superintendente da Assembleia Legislativa do Estado, Isaac Cunha, quando foi interceptado pelos bandidos.
Segundo informou o site Jequié Repórter ao ser identificado como policial, Jurandy recebeu um golpe de faca no braço e passou a ser espancado. As outras pessoas que se encontravam no local, inclusive o filho da vítima, de 14 anos, sofreram agressões. O policial foi obrigado a seguir em companhia de três assaltantes, em seu próprio carro, enquanto os outros três fugiram roubando um Fiat Pálio, de placa JRL-8460, da esposa do proprietário do bar onde acontecia o assalto.
O corpo do policial foi encontrado com marcas de violência, cortes provavelmente desferidos por garrafadas na cabeça e golpes de facão, além de perfurações na cabeça e nas costas. Grande número de policiais militares, amigos e familiares de Jurandy se deslocaram para a região onde o crime foi cometido. O clima é de intensa comoção e revolta. As outras pessoas que se encontravam no local, inclusive o filho da vítima, sofreram agressões..
Por: Ronildo Brito