O número de chaves PIX cadastradas, até julho deste ano, chegou ao registro de 478 milhões, o dobro da população brasileira, que equivale 214,9 milhões de brasileiros. Os dados foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BC).
De acordo com o levantamento, 95% das chaves são de pessoas físicas. A quantidade de operações via PIX já ultrapassou outros meios como cartão pré-pago, transferência intrabancária e débito direto.
O PIX é um sistema de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central para facilitar transações financeiras à pessoas físicas e jurídicas. A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 e, desde então, o número de usuários cadastrados triplicou, passando de 41 mil para 131 mil.
Segundo os dados do BC, a chave aleatória é o tipo mais usado entre os usuários, na qual uma combinação de números e letras, sempre diferente, é fornecida para a realização da transação. São mais de 190 milhões de chaves aleatórias, sendo 39,8% do total. Em seguida, vem o CPF com 22,7%, o número de celular com 21% e o endereço de email com 14,7%.
Em julho deste ano, o sistema movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações. Já o número de transações de Pix Saque atingiu 268 milhões e do Pix Troco 3,1 milhões.
Fonte: Atarde