A Polícia Militar, em companhia de oficiais de justiça, apreendeu nesta quinta-feira (20/09), nas cidades de Medeiros Neto e Lajedão, uma grande quantidade de fogos de artifício. Os policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto (CIPM) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela juíza Andrea Gomes Fernandes Beraldi. Nenhum dos comerciantes tinha autorização para comercializar o produto e ninguém foi preso.
Dos dois mandados cumpridos em Medeiros Neto apenas em um a PM encontrou o produto: 2 mil e 92 foguetes e 127 bombas. Já em Lajedão os dois comerciantes citados nos mandados estavam comercializando fogos, nos quais foram apreendidos 3 mil e 871 foguetes e 245 bombas.
Em Medeiros Neto foram registrados, recentemente, alguns acidentes envolvendo fogos de artifício. Há relato de pessoas que perderam dedos, com queimaduras nos braços e nas mãos e ferimento no rosto.
O comandante da 44ª CIPM, major Robson Lopes Calmon, lembrou que a fabricação e a venda de fogos de artifício e pirotécnicos são disciplinadas pelo Exército Brasileiro, por meio do regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados, e alertou que a venda desse produto para menores é proibida. “Mesmo para os maiores de idade é necessário observar o estado da embalagem do produto para evitar acidentes”, advertiu. “A caixa precisa estar seca, sem sinal de umidade e a data de validade também deve ser observada”, alertou.
Em todos os estabelecimentos comerciais os produtos explosivos estavam armazenados de forma inadequada, junto com outras mercadorias, inclusive produtos alimentícios. As caixas foram apresentadas aos Delegados da Polícia Civil nas duas cidades.
Por: Edelvânio Pinheiro