Eunápolis: Quarenta custodiados da 1ª Delegacia Territorial (DT), em Porto Seguro, foram transferidos, nesta sexta-feira (28), para o Presídio de Eunápolis, que receberá nos próximos dias os outros presos ainda mantidos naquela unidade policial, cuja carceragem deixará de funcionar como cadeia pública.
A primeira etapa da transferência aconteceu pela manhã, mobilizando 15 policiais civis, dez policiais militares, três viaturas, além de um ônibus particular cedido para a operação.
O grupo transferido para o Presídio de Eunápolis inclui presos de quatro unidades policiais de Porto Seguro – 1ª DT, 2ª DT, DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) e Deltur (Delegacia de Atenção ao Turista).
Autuados em flagrante ou com prisões decretadas pela Justiça, esses 40 custodiados são autores de crimes variados, como roubo, furto, tráfico de drogas, homicídio e violência doméstica, entre outros.
Dia histórico para a polícia - O delegado Ricardo Feitosa - titular da Deltur/Porto Seguro, afirmou que a inauguração da operação do presídio é histórica. Para ele, isso vai trazer um salto de qualidade para a Polícia Civil, já que o desvio de função - os policiais cuidavam da carceragem -, não permitia que os agentes se centrassem nas investigações.
Ainda de acordo com Feitosa, o presídio também vem desonerar a Polícia Militar. e os presos passarão a ter um tratamento humanizado. 'Hoje, sem dúvida, é um dívida histórico', frisou o delegado.
Ricardo Feitosa acrescenta que com o encaminhamento dos custodiados da carceragem da 1ª DT para o presídio regional, aquela unidade policial deixará de ser utilizada como local para guarda de presos.
“A partir de agora, criminosos ficarão na carceragem apenas o tempo necessário para formalização do inquérito, como estabelece a Lei Processual Penal”, salientou o delegado.
Por: RADAR64