O ajudante de pedreiro André Luiz Silva de Castro, 16 anos, residente na rua Men de Sá, no bairro Ouro Verde, em Itabela, morreu na manhã de sábado, 8 de dezembro, após cair do andaime de uma construção localizada na rua Manoel Carneiro, de propriedade do empresário Romeu Guerra.
De acordo com informações de um pedreiro que estava trabalhando no local, pelo menos 12 pessoas, entre pedreiros e ajudantes, estavam trabalhando na construção neste sábado, quando ocorreu o acidente.
Ainda de acordo com o trabalhador, a vítima estava limpando a calha em uma altura de 6 a 7 metros sem qualquer instrumento de segurança, e ressaltou que a empresa não fornece luvas, capacetes e nem o cinto de segurança para os trabalhadores.
Construção em que o menor trabalhava: Ele também nos contou que a equipe do Samu foi acionado, mas demorou a chegar ao local do acidente. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Frei Ricardo em Itabela, onde deu entrada por volta das 8 horas e morreu 4 horas depois.
Enfermeira Thais Cajaíba: A enfermeira chefe, Thais Cajaíba, que conversou com a equipe do Site Giro de Notícias, disse que o rapaz chegou naquela unidade de saúde com um TCE ( traumatismo crânio encefálico), e necessitava de uma transferência urgente para um hospital com maiores recursos. Ela afirmou que foi passado fax para três hospitais da região, dois não responderam a solicitação, já o Hospital de Teixeira de Freitas negou o pedido alegando falta de vaga.
O corpo do ajudante de pedreiro chegou a ser levado para a delegacia, mas foi devolvido aos familiares para ser velado, já que o médico atestou as causas da morte (traumatismo crânio encefálico). E de acordo com o delegado, não havia a necessidade de o corpo ser levado para Instituto Médico Legal (IML), para ser necropsiado.
Os familiares ficaram revoltados com a decadência na saúde pública do município, para eles o jovem morreu por falta de atendimento. A polícia e o Conselho Tutelar irão investigar o caso.
Por: J. Alencar