A 44ª Companhia Independe de Polícia Militar/Medeiros Neto (CIPM), que compreende também os municípios de Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda, está capacitando policiais para a utilização do novo armamento adquirido pela Polícia Militar. A unidade recebeu novas pistolas e submetralhadoras modelo SMT, calibre .40 e fuzis 7.62, além de munições, que estão sendo utilizados por policiais militares que atuam nos cinco municípios.
Os militares recebem instruções técnicas no auditório da companhia, e práticas com vários exercícios de tiro. As instruções são ministradas pelos tenentes José Roberto dos Santos e Ademir do Nascimento Barbosa da Silva e objetiva capacitar e habilitar os policiais no uso do armamento em situações reais e dar maior grau de proteção em ocorrências de alto risco. "O nosso efetivo está sendo treinado com o novo armamento, de modo que todos os policiais irão conhecer as novas armas e atirar com elas", disse o major Robson Lopes Calmon, comandante da 44ª CIPM, que acompanha os treinamentos e fiscaliza as instruções ministradas. Na cidade de Itanhém o juiz de direito da comarca, Ricardo Costa e Silva, acompanhou o treinamento prático com policiais do 2º Pelotão.
Durante as instruções, os policiais conhecem os mecanismos de funcionamento das novas armas, revisam os fundamentos do tiro policial e efetuam disparos com simulação de situações de combate em que o emprego se torna necessário. "O novo armamento dará maior condição de trabalho aos policiais que estão diuturnamente combatendo o crime nas ruas", completou o major.
Por: Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews