Teixeira de Freitas: O site Liberdade News informa aos seus internautas que preza pela informação com verdade e imparcialidade e que jamais deixaria de cumprir o seu único papel: informar. O site tem se destacado como o mais acessado da região, justamente por publicar os fatos, especialmente os policiais, a tempo e a hora, com isenção e comprometimento.
O site informa que na matéria assinada pelo jornalista Edvaldo Alves: CETO prende três jovens com drogas no Bairro Bela Vista, não houve nenhuma parcialidade na matéria em não postar as fotos dos jovens, como foi amplamente insinuado através das centenas de comentários postadas pelos internautas em relação ao referido conteúdo, entre outras, que o site só posta fotos de pessoas de baixas condições financeiras.
De acordo com o que foi publicado, o delegado entendeu que os jovens não eram traficantes (não comercializavam drogas), mas consumiam. Segundo o que reza a Lei de Drogas – 11.343 de 23 de agosto de 2006, especialmente em seu artigo 28, comina ao possuidor de drogas para o consumo pessoal as seguintes penas: “I – advertência sobre os efeitos das drogas; II – prestação de serviços à comunidade e III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Ainda de acordo com tratado da Organização Mundial de Saúde (OMS), assinado pelo Brasil, o usuário de drogas deve ser tratado como doente e não como criminoso. Portanto, o legislador consciente de que o uso de drogas está disseminado na sociedade, buscou criar medidas que atendessem aos usuários e dependentes, e mais, reinseri-los no meio social, não os taxando de criminosos, e sim, dando-lhes tratamento.
Claro que esse é um assunto amplamente discutido, mas está na lei e deve ser cumprido. Logo, o site não pode divulgar imagens de “usuários”, independente de seu nível social, econômico ou intelectual. Na oportunidade, a redação do Liberdade News agradece aos milhares de internautas que muito tem contribuido para a manutenção desse espaço democrático.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews