O Departamento de Defesa Civil de Teixeira de Freitas inicia esta semana a campanha preventiva “Verão sem afogamentos”. Com a chegada do verão e das férias escolares a procura por rios da região sofre um aumento considerável, apesar de o momento ser de descontração é preciso ter cuidado, já que, são justamente em épocas como estas que muitas pessoas em balneários improvisados às margens dos rios se tornam vítimas de acidentes por afogamento.
Segundo dados da Defesa Civil, 2012 registrou dez óbitos por afogamento. Só no primeiro dia do ano de 2013 quatro pessoas morreram afogadas, apesar de serem em pontos diferentes, as mortes aconteceram no mesmo rio. O diretor do Departamento, Erik Moitinho, idealizador da campanha, disse que já havia uma preocupação da Defesa Civil mediante os números registrados no ano passado, preocupação que foi dobrada com os quatros óbitos do dia 1º de janeiro.
Ainda segundo Erik, o objetivo da campanha é criar um sistema de prevenção a acidente por afogamento visando proteger a população que utiliza os rios locais como lazer. Nos primeiros dias, a Defesa Civil irá mapear os locais de risco de afogamento e sinalizá-los com placas, boias e cordas. A população também será orientada a respeito do banho seguro. O departamento conta com a parceria do comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares, subtenente Raimundo Oliveira, o delegado Estadual dos Bombeiros Unidos sem Fronteiras, sargento Jamildo Vilas Boas, e Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.
“Com a campanha, nosso desejo é que o lazer nos rios não se torne uma tragédia em nossa sociedade, que bem informada e mobilizada para a prevenção poderá evitar que tenhamos que lamentar por mais crianças e jovens vítimas de afogamento”, comentou o diretor Erik Moitinho.
Instituída há pouco mais de quatro meses, a Defesa Civil de Teixeira de Freitas é a única do Sul da Bahia. Por conta disso, o departamento também atende ocorrências em cidades vizinhas sempre que solicitada pela Coordenadoria Estadual, no entanto, a campanha será desenvolvida apenas no município teixeirense, podendo ser mais tarde abrangida para demais cidades do litoral onde o número de afogamentos também preocupa.
Por: Liberdadenews/Ascom