O secretario de meio ambiente de Teixeira de Freitas, Arnaldo Ribeiro, com o apoio do prefeito João Bosco, realizou na tarde desta quinta feira (31) na Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, uma reunião com a presença de vários representantes de órgãos públicos do município. A reunião visou a discussão e elaboração de propostas e medidas para coibir as invasões em Áreas de Preservação Permanente (APP).
A reunião contou com a presença do Secretario Municipal de Infraestrutura Valdo Gusmão; o Secretario Municipal de Assistência Social Antônio Jorge Silva; o Secretario de Segurança Coronel Bartolomeu Calheiros; o Subtenente Oliveira do Corpo de Bombeiros; Bruno Borges Gaitacio da COELBA e Erik Moitinho de Almeida, da Defesa Civil.
Participaram também: O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores Ronaldo Baitakão, Ary Vieira do Teixeira Agora, Cassio Loyola, e Adriano Donatti, representantes da SEMAT.
O encontro teve como objetivo analisar a ocupação irregular das Áreas de Preservação Permanente (APP), a partir da percepção de vários setores sociais (órgãos públicos, ambientalistas e imprensa), tendo como foco principal: a Biquinha no Bairro Colina Verde, e a área preservada do Colégio COLEM, em Teixeira de Freitas.
As discussões foram feitas a partir do exame das normas jurídicas que protegem as APP’s, no contexto urbano, e da percepção acerca dos conflitos que envolvem a ocupação irregular dessas áreas no município.
Os representantes presentes na reunião buscaram através do diálogo, uma solução fácil ou adequada à realidade financeira do município, e com isso buscar garantia da proteção a essas áreas.
Arnaldo disse a nossa reportagem que saiu feliz com o resultado da reunião, e foi enfático em dizer: “a falta de conscientização da sociedade muitas vezes estimulam e reforçam as ocupações irregulares, comprometendo o que ainda resta das áreas de preservação permanente, prejudicando o futuro ecológico do município. Por isso que é importante a realização dessas reuniões”.
Arnaldo garantiu que irá buscar com o apoio do prefeito João Bosco, e de setores da sociedade, a resolução imediata dos problemas das áreas de preservação ambiental. “Mas não trabalharei na ilegalidade” finalizou Arnaldo Ribeiro.
Por: Liberdadenews/Ascom