Teixeira de Freitas: Os líderes das entidades de classe patronal de Teixeira de Freitas (ACE, SINCOMERCIO e CDL), e convidados da sociedade civil organizada, participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da CDL, com o secretário de Infra-estrutura do governo da Bahia, Wilson Brito, para tratar sobre a operacionalização do aeroporto 09 de maio.
Após as palavras de boas-vindas do presidente da CDL, Gedemácio Guimarães, foi à vez de Flávio Guimarães, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas – SINCOMERCIO, utilizar da palavra. Flávio enfatizou a importância das parcerias estratégicas e da união de todos para a consecução dos objetivos para o bem da comunidade em geral e enfatizou a importância da operacionalização do aeroporto 09 de Maio como fator de maior progresso e desenvolvimento de Teixeira de Freitas e região.
Em seguida a palavra foi passada ao Sr. Aldo, representante do Banco do Nordeste, que destacou a importância do assunto em pauta principalmente no que diz respeito à captação de novos investimentos para a cidade e região. Prosseguindo, o Dr. Sandro Soares, representante da empresa Viva Consultores e Associados, foi convidado a fazer uso da palavra, opinou que como profissional técnico de mercado demonstrou que há dificuldades para a captação de novos investimentos na área industrial em razão da pouca infra-estrutura do município, destacando-se a falta de um aeroporto adequado.
Dr. Hosmário Roberto Ferreira, vice-prefeito de Teixeira de Freitas, fez uso da palavra destacando os avanços que o município vem conquistando na melhoria das condições de infra-estrutura física e de ambientação política, tais como o encaminhamento pelo executivo para o legislativo do projeto da Lei Geral para atender as necessidades das micro e pequenas empresas, bem como os planos de isenção fiscal que incentivam a implantação de novos investimentos para geração de emprego e renda para o município.
Quanto à reforma e ampliação do aeroporto, o vice-prefeito destacou os esforços que vem sendo empreendidos pela prefeitura para que esse objetivo seja alcançado. Prosseguindo, Jorge Cunha, gerente regional do SEBRAE, destacou as dificuldades que se têm quando se projeta a realização de grandes eventos empresariais, particularmente o que se diz respeito ao turismo de negócios que é uma das vocações do município, e reconheceu ainda os esforços feitos pela prefeitura municipal para resolver os problemas em pauta.
Wilson Alves de Brito Filho, Secretário de Infra-estrutura do Governo do Estado da Bahia, relatou as conquistas em termos de obras realizadas e em andamento que tem beneficiado a região de Teixeira de Freitas durante a sua gestão frente à Secretaria de Infra-estrutura do Estado, inclusive em reformas e melhorias de aeroportos da região. Especificamente sobre o aeroporto Nove de Maio, o Secretário declarou que já estão sendo tomadas as devidas providências para a adequação do mesmo, brigada de incêndio num valor de R$ 847.905,78, que se encontra em processo de autorização da obra; quanto à ampliação da pista a Secretaria irá autorizar a realização do projeto para a sua ampliação. No entanto a obra de ampliação deverá ser objeto de estudo posterior visto os custos e parcerias. Disse ainda de outros projetos e melhorias na infra-estrutura.
O secretário destacou ainda a importância de se deixar as diferenças políticas e individuais de lado e trabalhar pela bem estar da comunidade em geral. A palavra foi passada ao Dr. Fernando Becevelli, assessor jurídico do Sincomércio, que em sua fala destacou mais uma vez a necessidade da adequação do aeroporto e do compromisso da atual gestão municipal com essa ampliação desde seu primeiro mandato e que um secretário do Município da época inviabilizou a realização da brigada de incêndio necessário para a homologação do aeroporto e sua categorização para operacionalizar a aviação civil.
O representante da Sinart esclareceu que uma brigada contra incêndio se torna necessário para a categorização do aeroporto além da necessidade de capacitação da equipe de bombeiros em EABA – Estágio Avançado de Bombeiro de Aeródromo, além da EPTA – Estação Permissionária de Telecomunicações em Aeródromo. Nova reunião ficou agendada para o dia vinte e dois de novembro.
Por: Lucio Andrade