Na noite da última sexta-feira (31/01), fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), apreenderam às margens da rodovia BR-101, na divisa da Bahia com o Espírito Santo, aproximadamente 3 mil caranguejos da espécie Uçá, que estavam sendo transportados irregularmente e que seriam destinados aos restaurantes de Vitória e Região Metropolitana da capital capixaba.
Na operação desencadeada pelos fiscais do IBAMA da Bahia, o comerciante Bilac Pereira, oriundo de São Matheus-ES., que disse atuar no ramo de comercialização do crustáceo há oito anos, foi multado em R$ 13,4 mil, mais R$ 20 para cada quilo apreendido. Também foi apreendida uma caminhonete F-250, de cor preta, placa MTB-1627, licenciada da própria cidade de São Mateus, que era usada no transporte dos caranguejos.
O acusado foi autuado em processo administrativo e o processo criminal foi encaminhado à Justiça. A ação que culminou na apreensão dos 3 mil caranguejos foi desencadeada com apoio dos fiscais do Posto de Fiscalização do Estado da Bahia. Logo após a apreensão dos crustáceos, os fiscais do IBAMA, realizaram a soltura dos mesmos, no Rio Peruípe, em território do município de Nova Viçosa.
Os caranguejos teriam sido capturados durante a “andada”, que é o comportamento característico do crustáceo, que ocorre em seu período reprodutivo, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Para proteger este período vital para a sobrevivência da espécie, institui-se o defeso nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que este ano foi dividido em três períodos: 1º Período: 02 a 07 de janeiro; 17 a 22 de janeiro; 2º Período: 31 de janeiro a 05 de fevereiro; 15 a 20 de fevereiro; e 3º Período: 02 a 07 de março; e 17 a 22 de março; 31 de março a 5 de abril.
Por: Tyago Ramos