Mais de 20 metros cúbitos de madeira foram apreendidos na noite de sábado (2), em Eunápolis, por policiais militares da CIPA-Mata Atlântica, durante a Operação Verão. A madeira da espécie vinhático, que segundo os policiais foi extraída ilegalmente da Mata Atlântica, era transportada no caminhão interceptado na BR-101, entrada norte da cidade.
A polícia ambiental informou ainda que já vinha monitorando uma área desmatada no município de Camacan, no sul do estado, por meio de imagens de satélite. O motorista e proprietário do caminhão, Vagner Wogmacher, 46 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para prestar esclarecimento na 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis.
Foi aberto inquérito por crime de extração ilegal de madeira, já que na região do desmate não há plano de manejo do IBAMA. A Polícia Civil agora vai investigar quem foi o responsável pela extração e qual seria o destino da madeira.
A carga, que não possuía qualquer tipo de documento de origem, está avaliada em cerca de R$ 30 mil. O motorista não quis conceder entrevista. O veículo, cuja placa é NTF-3452, de Eunápolis, e a madeira ficaram apreendidos.
Por: Radar64