Teixeira de Freitas: O Liberdade News publicou nesta última sexta-feira (27 de junho), uma matéria sobre uma briga por terra, que já dura 39 anos, em que o senhor Manuel Silveira Gomes, alega ser o dono de terras, na Comunidade Oliveira Costa, em Costa Dourada; Rio Doce, Alecrim Velho e Alecrim Novo, as quais atualmente se encontram na posse da empresa Suzano Papel e Celulose e do senhor Roberto Correia Bastos.
Desde que o senhor Manuel comprou as terras, outra pessoa se apropriou. Os herdeiros dessa primeira invasão desistiram da causa e devolveu as terras para Manuel. Porém, o juiz da época viu improcedência no ato por conta dos dois documentos que fizeram para as terras. Ele ficou de 1972 a 1976, e no ano de 2010, morando nas terras, mas foi retirado por ordem judicial, que dava a posse a Suzano e ao Roberto.
O senhor Manuel alega ter pagado todos os impostos das terras durante esses anos, além de ter todos os documentos que comprovam a compra, desde escrituras, até recibos. Ele diz que já não aguenta mais essa situação, o que tem durado quase quarenta anos e quer, que tanto a empresa, quanto a pessoa que está na posse de suas terras, a devolva para ele, e ainda pague pelo tempo utilizado.
A Suzano Papel e Celulose, em nota, se manifestou a respeito dos fatos narrados pelo Sr. Manoel Silveira Gomes: A Suzano Papel e Celulose S.A. esclarece que a posse e a propriedade do imóvel rural referenciado pelo Sr. Manoel Silveira Gomes é matéria submetida à apreciação do Poder Judiciário, sendo certo que a perícia técnica realizada pelo juízo concluiu que o imóvel em litígio pertence à Suzano, não se tratando, portanto, do mesmo imóvel reclamado pelo Sr. Manoel.
A Suzano reitera, na oportunidade, seu compromisso com o desenvolvimento de suas atividades de forma socialmente sustentável, através de um diálogo aberto e transparente com os parceiros locais e com a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento da região onde atua.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Materia relacionada
Homem briga há quase 40 anos por posse de terras na Comunidade Oliveira Costa em Mucuri