Teixeira de Freitas: Após matéria no Liberdade News denunciando que um idoso internado no Hospital de Itabela, com quadro grave de Covid-19, e que morreu por “falta” de UTI, a Secretaria Municipal de Itabela emitiu nota esclarecendo os fatos. Na nota, a Secretaria confirma o quadro avançado do idoso e a necessidade urgente de transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda na nota, a Secretaria de Itabela confirma que não houve resposta do Hospital de Campanha de Teixeira acerca da transferência.
Leia a nota na íntegra:
“No dia 17 de junho de 2020 deu entrada no Hospital e Maternidade Frei Ricardo de Itabela, um paciente de 64 anos, idoso, vindo do assentamento Frutos da Terra, no município de Porto Seguro, portador de cardiopatia, com queixa de desconforto respiratório, tosse produtiva, febre, dispneia. Foi realizado o teste rápido para Covid-19, mas, nesta data, o resultado apresentou resultado negativo.
No dia 18 de junho foram realizados exames de imagem e laboratoriais. Dia 19/06, o paciente apresentou as mesmas queixas. No dia 20/06, o paciente apresentou piora do quadro sendo referenciado por via da Regulação Estadual para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Foi realizado novo teste rápido para Covid-19, dando portanto positivo. A partir de então, tentou-se transferência para uma unidade de referência Covid-19, em específico, UTI Covid, com vaga negada em Porto Seguro, sem resposta de Teixeira de Freitas, e sem liberação de vaga de UTI em qualquer outra unidade no estado pela Central de Regulação do Estado (CER).
O idoso, neste dia 21 de Junho, evoluiu em óbito registrado por Porto Seguro”.
Essa nota foi assinada pela secretária de Saúde, Wadla Silva de Andrade Casiano. Essa nota confirma o que o Liberdade News vem denunciando, o descaso do Estado para com vidas. Porto Seguro não tinha vaga. Teixeira de Freitas não respondeu, e pior, “sem liberação de vaga de UTI em qualquer outra unidade no estado pela Central de Regulação do Estado (CER)”. Estão escolhendo quem morre e quem vive. É isso mesmo. Infelizmente estamos à mercê da ingerência de Saúde do Estado da Bahia.
Matéria Relacionada: