Transformação digital: 5 formas de colocar em prática

Não é um exagero dizer que a digitalização de um negócio é uma forma de sobrevivência no mercado. O gestor que não aderir a transformação digital não conseguirá se adaptar ao atual cenário. Além disso, a digitalização vai além do registro de domínio e hospedagem de site.

Caso ainda não tenha registrado: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

A digitalização envolve também a adoção de estratégias pensadas no âmbito digital, que facilitam os processos de trabalho na organização e a interação com os clientes. Para você se inteirar mais acerca desse tema, preste atenção nos seguintes tópicos:

  • O que é transformação digital
  • Comportamento do consumidor durante a pandemia
  • Como fazer a transformação digital na sua empresa

O que é transformação digital

A transformação digital consiste em um processo em que as empresas usam a tecnologia para aprimorar as suas atividades, captar leads e melhorar a experiência de vendas.

Além dos recursos tecnológicos, a transformação digital também implica em uma mudança de pensamento, uma alteração no modo de encarar os processos internos e o atendimento aos clientes.

Desse modo, a transformação digital pode ser vista como uma reestruturação de processos das empresas. Tais processos passam a ser baseados em uma cultura digital com o intuito de melhorar a produtividade.

Por essa razão, a digitalização não consiste apenas no gestor ter uma página no Facebook, um registro de domínio e armazenar os seus arquivos na nuvem. A transformação digital é, essencialmente, uma maneira de aproveitar de vez as oportunidades do ambiente digital.

Por isso, em determinados casos, essa transformação digital exige uma alteração mais profunda, que pode ser gradual e ainda demandar alguns investimentos um pouco mais altos.

No entanto é sempre bom lembrar que não são apenas as grandes companhias, com muitos colaboradores que estão aptas a aderir ao digital. Os pequenos e médios negócios também podem (e devem) mergulhar na transformação digital.

Comportamento do consumidor durante a pandemia

O comportamento do consumidor já estava cada vez mais digital mesmo antes da Covid-19 se alastrar por todos os continentes.

No entanto, durante o período de quarentena, sem saírem de casa, muitos clientes aderiram de vez as compras online, bem como descobriram o quanto é prático usar a internet para encontrar serviços e produtos.

Diante disso, é possível aferir que o comportamento da maioria dos consumidores exige a digitalização dos negócios. No geral, podemos observar alguns comportamentos neste momento de isolamento.

Clientes mais exigentes

Ferramentas como o Google Meu Negócio e sites como o Reclame Aqui dão voz para os clientes deixarem as suas avaliações acerca de um determinado produto ou serviço. Por isso, é fundamental que as empresas asseguram um bom atendimento aos clientes.

Buscando uma boa experiência

Assim como um empreendimento físico deve proporcionar um atendimento de qualidade para o seu público, as lojas virtuais também. É por isso que a transformação digital também se preocupa com a Experiência do Usuário.

Com isso, é necessário utilizar plataformas e recursos que criam sites e lojas online intuitivas e responsivas, favorecendo o acesso facilitado aos consumidores. Hoje em dia, plataformas como o WordPress e o Magento, por exemplo, propiciam essa experiência favorável.

Mais conscientes

Os clientes estão mais atentos diante das pautas sociais, uma delas é a da sustentabilidade. Por isso, é importante que, ao digitalizar o seu negócio, a empresa leve em consideração medidas que atendam a essas pautas.

Vale destacar que, no atual contexto das redes sociais, a marca e a reputação de um negócio podem ser severamente abaladas diante de postagens que apontam a falta de cuidado de empresas diante das causas sociais.  

Como fazer a transformação digital na sua empresa

O processo de digitalização de uma empresa nunca é igual para todas. É necessário levar em conta alguns requisitos como, por exemplo, a estrutura e o tipo de negócio. Contudo, há alguns pontos que devem ser adotados. Vamos ver quais são eles?

Tenha um site

Ter um site é o passo inicial para inserir de vez o seu negócio na era digital, em que a internet é a vitrine para qualquer empresa. Hoje em dia não é difícil criar um site, pois há várias plataformas que auxiliam nessa tarefa.

Porém, não basta ter um site, é preciso que esse site tenha perfil profissional e transmita credibilidade aos clientes. Para isso, é necessário contar com uma boa hospedagem e um registro de domínio.

É importante saber que um bom site tem tudo para estabelecer uma boa experiência do usuário (a famosa User Experience, ou UX) auxiliando a converter os visitantes em leads e, em seguida, em clientes.

Mude a cultura da sua empresa

Alguns ambientes empresariais não conhecem muito bem as possibilidades digitais e, por isso, podem não estar preparados para tais mudanças.

Nesses casos, a simples menção no termo “digitalização” é capaz de fazer alguns colaboradores acreditarem que serão substituídos por máquinas.

A situação não é bem assim, pois é necessário esclarecer o que é a transformação digital e quais são as vantagens que ela traz.

Por isso, realize pesquisas constantes, estabeleça uma rotina de aprendizado e invista em treinamentos para que seja possível estar antenado nas tendências do mundo digital.

O processo de digitalização exige constante atualização, pois sempre surgem novas tecnologias e modos de utilizar tais ferramentas. Lembre-se que se hoje uma rede social pode ser fundamental para as suas estratégias, amanhã pode ser outra.

Chame quem entende do assunto

 Durante essa pandemia e, provavelmente, até depois dela, a transformação digital será um processo fundamental para qualquer negócio, inclusive para aqueles que não atuam no segmento da tecnologia.

Nesse caso, a recomendação é terceirizar esse processo solicitando os serviços de uma empresa que possui um conhecimento do seu ramo de negócios.

Além disso, é preciso ter uma nova compreensão da posição estratégica do departamento de TI inserido nas corporações, pois diante da transformação digital, ele se torna um importante setor de inovação dentro do seu negócio.

Ou seja, será por meio dele que muitas soluções serão elaboradas e onde muitos transtornos serão sanados.

Saiba como analisar os dados do seu negócio

 Hoje em dia a questão dos Big Data, ou seja, dos grandes volumes de dados, é muito importante em uma empresa. A maioria dos dados que gera negócios nem sempre é oriunda de pesquisas de mercado, interações e processos dos clientes com a empresa.

Em suma, nem sempre há um planejamento adequado para armazenar e analisar tanta informação.

Lembre-se que no atual contexto, diante das redes sociais, dos dispositivos móveis e dos canais online, todos os negócios se deparam com uma enxurrada de dados não estruturados.

Sendo assim, é importante encontrar maneiras de estruturar e analisar tais dados, pois assim é possível utilizá-los como aliados para o planejamento de ações de marketing.

Adote ferramentas de automação de Marketing

Ao adotar a automação de Marketing em seu negócio, você otimiza a gestão de tempo, aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento) e ainda melhora a sua relação com o cliente.

Hoje em dia, um processo de automação pode ser feito com as ferramentas certas. Elas permitem sanar vários problemas, que vão desde o gerenciamento de tempo até mesmo a melhora nas vendas.

Atualmente existem várias ferramentas de automação, entre elas estão a HubSpot, a Autopilot e a Infusionsoft.

Transforme-se ou saia da corrida

Essa já era a realidade para as empresas desde antes da pandemia e, com certeza, permanecerá sendo por muito tempo. Atualmente o consumidor possui um perfil digital e é necessário que as empresas tenham também uma postura digital.

As Fintechs, que são empresas que digitalizaram os processos financeiros, são um exemplo claro disso. Portanto, vá além da hospedagem de site e do registro de domínio, digitalize o seu negócio de forma ampla, o tornando competitivo e adaptado aos novos tempos.

Eclipse solar total de abril será visto no Brasil? Entenda

No próximo dia 8 de abril, o mundo será palco de um fenômeno celestial fascinante: um eclipse solar total. Contudo, para

Potencialize seu bem-estar: Ofertas exclusivas em Smartbands na

Em um mundo cada vez mais voltado para a saúde e o bem-estar, as pulseiras inteligentes se destacam como aliadas essenciais para quem busca

Atenção para smartphones em oferta: Liberdade News apresenta uma

Se você está em busca de um novo smartphone com descontos incríveis, o Liberdade News tem a solução para você!

WhatsApp CRM e o aumento da retenção de clientes: Estratégias

Pesquisas apontam que reter clientes é quatro vezes mais barato para a empresa do que captar novos clientes . Neste artigo, vamos explicar

Como a inteligência artificial está se desenvolvendo e onde ela é

O ano de 2023 foi muito marcado pela popularização do uso de Inteligências artificiais em tarefas do dia a dia. Muita gente fica em dúvida de

Escolher seu telefone celular não é uma tarefa fácil

Em tempos de grandes avanços tecnológicos que resultam em um aumento na variedade de diferentes dispositivos móveis, é cada vez mais difícil

Uldurico Junior participa de Aulão do ENEM no CPM de Teixeira de

Teixeira de Freitas: No último sábado, 28 de outubro, o ex-deputado federal Uldurico Junior marcou presença no Aulão Preparatório do

24% dos brasileiros já são impactados pela rede 5G, que promete

O 5G é a quinta geração de tecnologia de rede móvel que vem sendo implementada em todo o mundo. No Brasil, todas as capitais receberam a

Veja a lista completa de números de atendimento das principais

Algo que confunde muitos usuários de planos de telefonia ou internet no Brasil é saber a quem recorrer quando você tem um problema com seu

3 dicas para diminuir o tamanho de seus vídeos mantendo a qualidade

O armazenamento de vídeos muito longos podem acarretar em problemas com memória, ou até mesmo impossibilitar o envio de algo tanto por e-mail

Nossos Apoiadores: