Nos primeiros sete dias deste mês de Julho, a Apple removeu cerca de 2500 jogos da App Store chinesa. Esses dados foram colhidos pela empresa de consultoria e análise Sensor Tower, que também anunciou o motivo pelos quais os games foram retirados da loja virtual. Os títulos não estavam seguindo os regulamentos exigidos pela China no nicho dos games mobile.
Para se ter uma ideia, o número de remoções de Julho nos sete primeiros dias é cinco vezes maior que as remoções dos meses de Abril, Maio e Junho nesse mesmo intervalo de tempo. A partir dos dados divulgados, é possível observar que somente 660 games foram adicionados à App Store nos sete primeiros dias de Julho e 2500 títulos foram retirados. A partir de agora, os criadores de jogos que desejam ter seus produtos presentes na App Store chinesa terão que se adaptar às normas do país e adquirirem uma licença da Administração Nacional de Imprensa e Publicação (ANIP), atestando que eles estão seguindo as estritas especificações de conteúdo do país.
No Brasil não há esse tipo de restrições, e a maioria dos aplicativos e websites podem operar sem muita complicação. Por conta disso, entretenimentos como os cassinos online são acessíveis para brasileiros, e uma plataforma que apresenta os melhores bônus de registro ajuda qualquer um a começar, mesmo sem ter capital inicial. A Sensor Tower percebeu que a maioria dos jogos que são lançados na loja virtual da Apple não têm a licença da ANIP chinesa. Ela ainda diz que os desenvolvedores terão até o dia 31 de julho para se adequar e obter a documentação exigida para continuarem com seus apps na loja virtual local. Caso os jogos não obedeçam às determinações impostas pelo governo chinês, serão retirados da loja.
Extremamente rentáveis
A Sensor Tower divulgou que, apesar de já terem sido retirados de circulação, muitos títulos geraram uma quantidade relevante de dinheiro enquanto estiveram disponíveis no país. Na primeira semana de julho, eles geraram cerca US$ 34,7 milhões (aproximadamente R$ 180 milhões) em conjunto. Dentre os principais jogos que foram retirados estão ASMR Slicing (Crazy Labs), Solitaire (Zynga), Nonstop Chuck Norris (Flaregames) e Contract Killer Zombies 2 (Glu).
Vale destacar que a China é o maior e mais lucrativo mercado de games do mundo há anos, e, no geral, os títulos que foram retirados não causarão grande impacto no setor. Apesar de todas as restrições impostas pelo governo, a App Store chinesa faturou US$ 12,6 bilhões no ano de 2019, o que representa 33,2% do montante global do setor. Só para se ter uma ideia, os Estados Unidos, segundo maior mercado consumidor, angariou “somente” US$ 9 bilhões (23,7%), 10% a menos que o mercado oriental.
Apesar da atual crise sanitária, o nicho dos jogos mobile foi pouco afetado, e em muitas regiões o segmento cresceu. Na China, eles seguem de vento em polpa, e no primeiro semestre de 2020 já angariaram US$ 6,7 bilhões (30% do valor global). Já os seus principais concorrentes, os norte-americanos contam com US$ 5,8 bilhões (26% do valor global).
Games mais lucrativos da App Store
O mercado dos games nunca esteve tão aquecido, e ainda é um nicho em ascensão. Junto ao desenvolvimento de smartphones com hardwares cada vez mais potentes surgem também novas opções de jogos mais atrativos e complexos, que são cada vez mais procurados pelos usuários da App Store. Recentemente o site Finbold divulgou a receita diária gerada pelos games na loja virtual da Apple. E aqui vai uma lista dos mais lucrativos.
1º lugar: Fortnite - receita diária média de US$ 2,75 milhões
2º lugar: Roblox - receita diária média de US$ 2,40 milhões.
3º lugar: Pokemon Go - receita diária média de US$ 1,86 milhão
4º lugar: Coinmaster - receita diária média de US$ 1,80 milhão
5º lugar: Candy Crush Saga - receita diária média de US$ 1,42 milhão.