O armazenamento de vídeos muito longos podem acarretar em problemas com memória, ou até mesmo impossibilitar o envio de algo tanto por e-mail quanto por Whatsapp, por exemplo.
Então cria-se a seguinte situação: precisamos salvar um vídeo, mas ele ocupa muito espaço. Queremos enviar algo pelas redes sociais, mas o app não suporta o tamanho do arquivo. E quando finalmente decidimos diminuir o tamanho do vídeo (seja para guardá-lo ou enviá-lo), ele acaba ficando todo distorcido.
Mas seu sofrimento acabou. Aqui vão 3 maneiras simples para diminuir um vídeo sem perder qualidade.
.zip
Uma das possibilidades de alcançar seu objetivo é reduzir a compactação do arquivo. É o famoso termo "zipar", que é nada mais, nada menos que diminuir o arquivo numa pasta.
Não ocorre nenhuma mudança extrema de tamanho, e mantém a qualidade praticamente intacta.
Lembrando que, para isso, ainda é necessário possuir o aplicativo zip rar.
Sites e aplicativos
Há uma demanda muito grande nesse quesito. A prova disso é que existem alguns sites e apps especializados nesse tipo de situação.
Em geral, são compressores de arquivos com algumas limitações. Podem não conseguir desempenhar seu papel caso o tempo de gravação seja longo demais. Mas, no geral, é o método mais usado justamente por ser o mais simples, e caso funcione, é garantido que manterá a qualidade.
De qualquer forma, é um dos meios mais eficientes de diminuir o tamanho de um vídeo, pois no geral, é possível escolher a quantidade de mega e resolução final antes do processo começar.
Para comprimir, pode-se usar VLC, Dowmsize, Vídeo Compressor, Video Dieter, Resize Video, Video Compress.
Estes são apenas alguns dos muitos apps que podem ser usados para comprimir vídeos ou salvá-los em nuvem, sem contar os sites online gratuitos também que são todos muito fáceis de encontrar, basta uma breve pesquisa para descobri-los
Salvar em nuvem
Às vezes, esquecemos do óbvio.
Também existe a possibilidade de lançar o vídeo em nuvem.
Não é um método de redução, mas é uma forma de manter a qualidade e poder compartilhar com os amigos e familiares.
Com o vídeo em nuvem, é possível visualizar de forma privada, e basta compartilhar o link para liberar o acesso.
Você pode usar Google Fotos, Flickr, Drive, Dropbox e outras possibilidades, de acordo com seu dispositivo.
Conclusão
Realizar essa mudança não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Para aqueles que aprendem rápido com plataformas, existem inúmeros sites e aplicativos grátis à disposição. Para aqueles com interesse em mandar algum vídeo pelo whatsapp, talvez zipar seja a melhor opção. E para aqueles que possuem uma conta no Google Fotos, por exemplo, podem salvar o arquivo em nuvem e compartilhar através de um link, e manter em modo privado.
São maneiras rápidas para evitar perder memória ou deixar de compartilhar vídeos por redes sociais ou e-mail.
Por fim, todos nós podemos aprender o mínimo para saber se virar na hora H.