Teixeira de Freitas: Deu inicio na manhã dessa segunda-feira, dia 08 de setembro, no Ginásio de Esportes Antônio Imbassaí, em Teixeira de Freitas, a primeira fase dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). Esse é um projeto da Secretaria de Educação do Governo do Estado desenvolvido desde 2008 e acontece na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria municipal de Educação e Secretaria de Esportes.
De acordo com Orlando Berbel, que está na equipe de organização, está acontecendo a primeira etapa de duas, nesse momento esta havendo a etapa de Teixeira na categoria B que é a categoria de 12 a 14 anos que durará de segunda até sábado (13). As modalidades inscritas nessa fase foram: futsal, futebol, vôlei, basquete e handebol, que são feitas em grupo, e as modalidades individuais de xadrez, atletismo e tênis de mesa.
35 escolas que estão participando. Apesar dos jogos serem para escolas públicas, na fase de Teixeira foram convidadas duas escolas da rede de ensino particular, caso eles ganhem “elas não passaram para a próxima fase que tem que ser necessariamente escolas da rede pública”, afirma Berbel.
Ainda segundo Berbel, “a proposta dos jogos estudantis é resgatar, fomentar o esporte educacional. É mostrar que muito mais do que técnica e tática o professor pode ensinar valores, ética cooperação e cidadania. Essa é a proposta do JERP, essa é a proposta dos jogos estudantis e é isso que queremos trabalhar aqui”.
Sobre a presença do xadrez nos jogos estudantis, Berbel esclarece que “o xadrez é uma modalidade diferenciada pois trabalha o intelecto de cada um”. Ele esta dentro do JERP desde 2009 e é trabalhado em um espaço diferenciado, pois requer silencio e concentração .
Estava presente professores, pais e alunos. A equipe do Liberdade News, conversou com uma das educadoras, a Viviane Gonçalves que é professora de Educação Física, nos colégios João Mendonça e São Lourenço. Ela diz que a preparação dos alunos para esse evento é feita utilizando o próprio espaço das aulas, durante o período escolar, é feito “alguns amistosos entre algumas escolas que são mais próximas uma das outras”. E que a importância de evento como esse estar na estimulação a aprendizagem e sociabilização entre os alunos.
Haverá em outubro a etapa principal com a categoria de 17 a 18 anos com as escolas de Teixeira e de todos os outros 11 municípios que abrange a Direc 9. A premiação tanto nessa etapa quanto na próxima inclui troféus e medalhas para os alunos e certificados para as escolas participantes.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews