A nova diretoria da Liga de Futebol de Porto Seguro, eleita por aclamação, no dia 12 de maio, tomou posse em solenidade concorrida na Câmara Municipal de Porto Seguro.
Entre as autoridades presentes, prestigiou o evento o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; secretários municipais; major Câmara e o cmdt do 8º Batalhão da PM – Major Luziel Andrade; os vereadores Enildo da Gama e Nilson Cardoso; além de empresários, amigos e amantes do futebol.
A Liga, fundada em 7 de setembro de 1989, conta atualmente com 19 clubes filiados, sendo oito regularizados. São eles os responsáveis pelos votos durante a eleição para eleger a diretoria.
O 1º secretário da Liga, Cristiano Ferreira foi o primeiro a se pronunciar sobre a honra de fazer parte desse pleito com vigência de um biênio. Agradeceu aos clubes pela escolha, aproveitou para elogiar a antiga gestão e agradecer ao gestor municipal pelo apoio ao futebol municipal.
“Estamos felizes por estarmos cumprindo nosso papel social ao levar esporte a centenas de crianças por meio das escolinhas e pelo crescimento do futebol amador, a partir dos investimentos que a categoria tem recebido do município”, frisou.
O presidente eleito, José Bento, assume pela segunda vez a direção da Liga. Com histórico expressivo no futebol de Porto Seguro, carrega o marco de já ter sido atleta da Seleção Portossegurense, ser ex-diretor municipal de esportes e ex-presidente dos Veteranos. Conta que um de seus maiores desafios será defender o título de campeão do Intermunicipal, além do propósito de desenvolver um trabalho pensando no futuro e na valorização dos atletas do município.
Enaltecendo a atenção do prefeito ao futebol e às outras modalidades, relembrou do marco da Praça da Bíblia que oportuniza espaço de lazer e esporte a crianças e pessoas da terceira idade. “Prefeito, comparo-o a um navio, que para sua conquista enfrenta tempestades e tormentas, mas que com um pulso firme à frente do leme, conduz-se a um Porto Seguro”, parafraseou sendo muito aplaudido.
O prefeito, Abade, por sua vez, disse que o momento mais alegre de sua gestão foi no dia da vitória de Porto Seguro no Intermunicipal, e que seu maior desafio foi a Praça da Bíblia. “Luto por condições dignas para o cidadão de Porto Seguro e, o que havia na antiga comunidade da Feirinha não era isso.
Foi preciso coragem para fazer a reintegração de posse da área ao município e possibilitar moradia digna para aquelas pessoas, mesmo que na época, muitos não entenderam, mas hoje me agradecem por essa atitude”, afirmou, dizendo que as famílias que ali moravam recebem auxílio moradia, foram cadastradas no Programa Minha Casa Minha Vida e hoje desfrutam de um ambiente mais saudável na Praça da Bíblia.
Outro foco de seu discurso foi valorizar a prata da casa na Seleção de Porto Seguro e continuar na luta para que o time seja destaque novamente na Bahia.
Por: Verônica Menezes