Teixeira de Freitas será uma das cidades brasileiras a participar do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O principal símbolo das Olímpiadas será recebido pelos teixeirenses no mês de maio, a data ainda não foi confirmada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, que visitou a cidade na última sexta-feira (30).
O Governo Municipal instituiu uma comissão composta por representantes de secretarias municipais para total apoio à festividade de recebimento da Tocha. O percurso em solo teixeirense será de cerca de 6,5 quilômetros, dividido entre mais de 30 pessoas que conduzirão a chama grega.
A cerimônia histórica envolverá toda a comunidade, celebrando o espírito olímpico, os investimentos no esporte e o desenvolvimento do município. O revezamento será acompanhado por um comboio de veículos, o percurso ainda não foi divulgado pelo Comitê.
Ao receber a Tocha, Teixeira de Freitas fará parte de uma tradição quase milenar, que evoca a lenda de que Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Confira algumas curiosidades obtidas no site oficial das Olimpíadas Rio 2016:
A Tocha Olímpica: A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.
Revezamento: O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.