Evento no Paraguai define adversário do Galo na primeira fase da competição
O Atlético conhecerá nesta quarta-feira o primeiro adversário na Copa Sul-Americana de 2018. A Conmebol sorteará os 22 confrontos da primeira fase da competição em evento marcado para as 21h (de Brasília), em Luque, no Paraguai. Na mesma ocasião, serão definidos os embates das fases prévias e de grupos da Copa Libertadores.
Depois de cinco temporadas seguidas disputando a Libertadores, o Atlético vai em busca do título inédito da Sul-Americana. Nos dois últimos anos, os brasileiros Chapecoense e Flamengo chegaram às finais da competição. Em 2016, a equipe catarinense foi declarada campeã após sua delegação ser vítima de um acidente aéreo na Colômbia. Já o Rubro-negro carioca foi derrotado pelo Independiente na decisão deste ano.
Na primeira fase da Sul-Americana, 44 equipes se enfrentam. Apenas um participante ainda não está definido. O perdedor do confronto entre os vice-campeões do Clausura e do ‘Torneo de Transición’, do Chile, estará na Sul-Americana. No primeiro jogo, a Universidad de Concepción ganhou da Unión Española por 1 a 0, em casa. A volta será nesta quarta-feira, exatamente na hora do sorteio.
Argentina e Brasil têm seis times classificados, enquanto os outros oito países cujas federações são filiadas à Conmebol terão quatro representantes cada. A lista completa das equipes está disponível no final da matéria. Na segunda fase, outros dez times se juntam aos 22 classificados. São dois provenientes dos ‘playoffs’ e oito da fase de grupos da Copa Libertadores.
O método do chaveamento é simples: os 44 times da primeira fase serão divididos em dois potes. No pote ‘A’ estarão os clubes que representam os países da ‘zona Sul’: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O pote ‘B’ conta com os representantes de países da ‘zona Norte’: Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todos os confrontos da competição contarão com duelos de ida e volta.
De acordo com o calendário oficial da Conmebol, a Sul-Americana se inicia na semana do dia 14 de fevereiro e vai até o 12 de dezembro. Os jogos da primeira fase serão distribuídos em cinco semanas diferentes: as dos dias 14 e 21 de fevereiro, 7 de março, 11 de abril e 9 de maio. A competição volta em julho, dias depois do final da Copa do Mundo da Rússia.
Adversários possíveis: O Atlético está no pote ‘B’. Dessa forma, o time mineiro pode enfrentar representantes de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Argentina: San Lorenzo, Lanús, Newell’s Old Boys, Defensa y Justicia, Colón e Rosario Central
Bolívia: Blooming, San José, Guabirá, Nacional Potosí
Chile: Unión española ou Universidad Concepción, Everton, Audax Italiano, Deportes Temuco
Paraguai: Sol de América, General Díaz, Sportivo Luqueño, Nacional
Uruguai: Cerro, Boston River, Rampla Juniors, Danubio
Veja a lista completa de participantes da Copa Sul-Americana de 2018
Norte
Brasil
Atlético
Botafogo
Atlético-PR
Bahia
São Paulo
Fluminense
Colômbia
Independiente Medellín
América de Cali
Deportivo Cali
Jaguares
Equador
Barcelona
El Nacional
Deportivo Cuenca
LDU
Peru
Universidad Técnica de Cajamarca
Sport Rosario
Sport Huancayo
Sporting Cristal
Venezuela
Caracas
Mineros de Guayana
Zamora
Estudiantes de Mérida
Sul
Argentina
San Lorenzo
Lanús
Newell’s
Defensa y Justicia
Colón
Rosario Cental
Bolívia
Blooming
San José
Guabirá
Nacional Potosí
Chile
Perdedor do duelo entre os vice-campeões do Campeonato Chileno 2017 (Unión española e Universidad Concepción)
Everton
Audax Italiano
Deportes Temuco
Paraguai
Sol de América
General Díaz
Sportivo Luqueño
Nacional
Uruguai
Cerro
Boston River
Rampla Juniors
Danubio
Fonte: Superesportes