Subir escada pode ser uma alternativa benéfica para aumentar sua velocidade, além de ser eficiente para perder peso e medidas. Treinador e ortopedista tiram todas as dúvidas sobre o assunto
Não é preciso se tornar um conhecedor em corrida em escada para conseguir os benefícios que esse treino proporciona. Até mesmo os iniciantes podem aproveitar. Subir alguns andares por semana ajuda a conquistar pernas e bumbum mais firmes. O educador físico Gustavo Luz explica que o exercício em escada é indicado para qualquer tipo de pessoa, desde que não sinta dores ao fazer.
Subir escadas não é um esporte, mas pode ser considerado um exercício aeróbico muito bom para detonar calorias e queimar gordura. Se você mora ou trabalha no segundo ou terceiro andar de um prédio, experimente deixar o elevador de lado aos poucos. Tanto para subir quanto para descer. Se fizer com disciplina, você pode começar a perceber a redução de algumas medidas em duas ou três semanas.
Segundo o ortopedista Adriano Leonardi, no entanto, o uso das escadas é controverso e deve ser indicado apenas para quem pratica corrida de montanha, pois simula o gesto esportivo e prepara a musculatura para as provas.
"Tanto na subida quanto na descida, a escada pode desencadear sintomas de dor e sobrecarga no joelho se o músculo anterior da coxa, o quadríceps, for fraco. Acho especialmente perigoso para quem já tem doenças como a condromalácia patelar", completa o especialista do Eu Atleta.
Dicas para os corredores
Subir escada te força contra a gravidade e isso ajuda a desenvolver mais força durante as passadas na corrida, não importa se o seu objetivo é um final explosivo na próxima prova de 5km, uma maratona em ritmo mais equilibrado e constante ou simplesmente sair da rotina de treinos. Além disso, algumas pesquisas ressaltam a importância dos músculos do bumbum para a corrida. A prática do treino em escada adequado e regular pode proporcionar um fortalecimento mais direcionado nessa região, diminuindo os riscos de uma eventual lesão na área.
"Mexe bastante com dois músculos muito utilizados na corrida: a panturrilha e o quadríceps e pode colocar seus batimentos cardíacos lá em cima e o pulmão trabalhando em capacidade máxima ou próximo disso", disse Gustavo.
Como incluir o treino de escada na rotina: Independente do seu nível de corrida, se você nunca fez esse tipo de treino você vai ter que introduzi-lo na semana aos poucos. Aqueles que são mais condicionados provavelmente se adaptarão mais rápido do que aqueles que estão começando na corrida.
Fonte: Globo Esportes