Time masculino do Brasil, que chegou na final das oito principais competições dos últimos 16 anos, é o mais completo; A seleção que mais chega perto é a feminina da Holanda de hóquei na grama
É sempre muito complicado fazer comparações entre esportes diferentes. Mas, se levarmos em conta apenas os números, a seleção masculina de vôlei do Brasil é o melhor time do século entre todas as modalidades coletivas. Finalista das últimas quatro Olimpíadas (dois ouros e duas pratas) e dos últimos quatro Campeonatos Mundiais (três ouros e uma prata), o time só é "ameaçado" nesse ranking pelo hóquei na grama holandês feminino.
Vôlei e hóquei na grama tem um calendário semelhante. Além da Olimpíada, as duas modalidades têm um Campeonato Mundial a cada quatro anos (2002,06,10,14). Nos anos ímpares, são realizadas competições menores, mas importantes também, casos da Liga Mundial, Copa do Mundo e Grand Prix (vôlei) e Troféu dos Campeões e Liga Mundial (hóquei).
Neste ano, o Brasil disputa o Mundial em setembro, com a sede compartilhada entre Bulgária e Itália. A seleção feminina da Holanda disputa o Mundial da modalidade em julho, na Inglaterra.
Desde 2001, a seleção masculina de vôlei do Brasil tem duas medalhas de ouro e duas de prata em Olimpíadas, três ouros e uma prata em Mundiais, além de oito Ligas Mundiais, duas Copas do Mundo e quatro Copa dos Campeões. Já a seleção feminina da Holanda tem o mesmo desempenho em Olimpíadas (dois ouros e duas pratas), resultados um pouco piores no Mundial (dois ouros e duas pratas), quatro títulos no Troféu dos Campeões, duas Ligas Mundiais e cinco Campeonatos Europeus.
Nas oito finais de grandes competições que participou, o Brasil enfrentou cinco seleções: Rússia (Mundial 2002 e Olimpíadas 2012), Polônia (Mundiais de 2006 e 2014), Cuba (Mundial de 2010), Itália (Olimpíadas de 2004 e 2016) e Estados Unidos (Olimpíada 2008). Já a seleção feminina da Holanda enfrentou Argentina (Mundiais de 2002 e 2010, e Olimpíada 2012), Austrália (Mundiais de 2006 e 2014), Alemanha (Olimpíada 2004), China (Olimpíada 2008) e Grã Bretanha (Olimpíada 2016)
Seleções de outras modalidades também se destacaram no século, mas sem chegar nas finais das quatro Olimpíadas. O time feminino de futebol dos Estados Unidos, por exemplo, conquistou três ouros olímpicos no período, mas não passou das quartas nos Jogos do Rio. Em Copas do Mundo, foi campeã uma vez, vice em outras, e conquistou ainda dois bronzes.
Fonte: Globo Esporte