Competição criada para substituir amistosos entre seleções na Europa após a Copa do Mundo começa no dia 6 de setembro e terá final em junho de 2019.
A Liga das Nações da Uefa terá em sua primeira edição confrontos entre Alemanha, França e Holanda na primeira fase. Se a entidade máxima do futebol europeu desejava aumentar a competitivade das partidas entre seleções nos meses que sucedem a Copa do Mundo, o sorteio realizado nesta quarta-feira, em Lausanne, na Suíça, cumpriu o objetivo.
As seleções foram divididas em quatro ligas com base no ranking da Uefa. As mais fortes estão na primeira divisão, que conta com quatro grupos. No primeiro, Alemanha, França e Holanda estão juntas. No grupo B, Bélgica, Suíça e Islândia vão se enfrentar. Outro destaque vai para o grupo C, que conta com Portugal (atual campeão da Eurocopa), Itália e Polônia. No grupo D, o último da liga A, Espanha, Inglaterra e Croácia vão jogar entre si.
Apenas uma seleção se classificará em cada grupo da liga A. Estes quatro classificados avançarão para as semifinais, e os vencedores jogarão a grande final, que deve ser disputada em junho de 2019. As equipes que tiverem o pior desempenho em cada chave serão rebaixadas para a Liga das Nações B a partir de 2020. Quatro times da segunda divisão, por sua vez, subirão para a Liga A, e outros quatro cairão para a C. O mesmo procedimento ocorrerá com os times da terceira e da quarta divisão.
Até 2014, as federações passavam os meses de setembro, outubro e novembro após o Mundial disputando amistosos com equipes do mundo inteiro. De acordo com a Uefa, a criação do torneio foi um pedido das entidades, que queriam mais competitividade nos meses após o Mundial.
A Liga das Nações pode ter importância pela possibilidade de dar vagas para a Eurocopa. Cada uma das divisões concederá um lugar na ‘Euro 2020’. Os classificados serão definidos através de um playoff entre os quatro times que tiverem a melhor campanha em cada divisão da Liga das Nações e não ganharem vaga para a Euro através das eliminatórias. Desta forma, equipes modestas, da divisão D, por exemplo, terão maior chance de estar na principal competição entre seleções do continente.
Veja as composições e o calendário:
LIGA A
Grupo 1: Holanda, França e Alemanha
Grupo 2: Islândia, Suíça e Bélgica
Grupo 3: Polónia, Itália e Portugal
Grupo 4: Croácia, Inglaterra e Espanha
LIGA B
Grupo 1: República Checa, Ucrânia e Eslováquia
Grupo 2: Turquia, Suécia e Rússia
Grupo 3: Irlanda do Norte, Bósnia e Herzegovina e Áustria
Grupo 4: Dinamarca, República da Irlanda e País de Gales
Liga C
Grupo 1: Escócia, Israel e Albânia
Grupo 2: Finlândia, Estónia, Grécia e Hungria
Grupo 3: Bulgária, Chipre, Noruega e Eslovénia
Grupo 4: Montenegro, Lituânia, Sérvia e Roménia
Liga D
Grupo 1: Andorra, Cazaquistão, Letónia e Geórgia
Grupo 2: San Marino, Moldávia, Luxemburgo e Bielorrússia
Grupo 3: Kosovo, Malta, Ilhas Féroe e Azerbaijão
Grupo 4: Gibraltar, Liechtenstein, Arménia e Macedónia
Calendário:
1ª jornada: 6-8 setembro de 2018
2ª jornada: 9-11 setembro de 2018
3ª jornada: 11-13 outubro de 2018
4ª jornada: 14-16 outubro de 2018
5ª jornada: 15-17 novembro de 2018
6ª jornada: 18-20 novembro de 2018
Fone: Globo Esporte