Time treinado por Roger Machado utilizou apenas um jogador das categorias de base e conta com apenas outros três pratas-da-casa no elenco principal
O calendário de competições do futebol brasileiro começou há uma semana e até aqui alguns dos grandes clubes do país, como Grêmio e Flamengo, ainda não colocaram em campo seus principais jogadores, já que foram os últimos a terminar a temporada 2017, envolvidos com as finais do Mundial de Clubes e Copa Sul-Americana.
Assim, nesse início de ano, os dois clubes vêm aproveitando para testar e colocar em campo jogadores revelados pelas categorias de base. São Paulo, Fluminense e Atlético-MG colocaram também muitos atletas da base nesse começo de ano, mesclando com alguns titulares. Dessa forma, nessas duas primeiras rodadas, o Flamengo foi o clube que mais colocou garotos da base em campo — 16 entre os 20 utilizados pelo técnico Paulo César Carpegiani. O São Paulo é o segundo da lista com 12 revelações da base, seguido por Fluminense (11) e Grêmio (9).
Curiosamente, Flamengo e São Paulo vão fazer a final da Copa São Paulo de Juniores (sub-19) amanhã, quinta-feira (25), no Pacaembu. Os dois clubes, porém, não utilizaram jogadores da Copinha nos Estaduais, o que reforça a boa safra deles na base. Por outo lado, o Palmeiras (que nunca foi campeão da Copa São Paulo), é o grande que menos usou jogadores da base nesse início de ano — apenas um, o lateral-esquerdo Victor Luís, que nem é uma revelação (tem 24 anos e voltou ao clube após duas temporadas jogando por empréstimo no Botafogo).
No elenco principal do técnico Roger Machado, o Palmeiras conta, além de Victor Luís, com apenas mais três jogadores revelados em suas categorias de base: o goleiro Daniel Fuzato (quarta opção para a posição); o zagueiro Pedro, de 19 anos, revelado pelo Água Santa-SP, mas que jogou no sub-20 do Palmeiras em 2017; e o atacante Artur, de 19 anos, revelado pelo alviverde em 2016, mas que em 2017 atuou emprestado no Novorizontino e Londrina.
Fonte: R7