O atacante Neymar, que passou por cirurgia na manhã deste sábado (3), no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), devido à fratura no quinto metatarso, osso que liga a lateral do pé ao dedo mínimo, já deverá começar exercícios 24 horas após a operação, segundo especialistas.

“Provavelmente, o que vai acontecer agora são duas semanas para cicatrização de tecidos moles, como pele e o tecido subcutâneo, que fica embaixo do local onde foi feita a cirurgia. Enquanto isso, ele pode fazer musculação dos membros superiores, abdome, glúteo, adutor, quadríceps e posterior da coxa para não perder massa muscular”, explica o ortopedista Maurício Póvoa, do Hospital Moriah, em São Paulo.

O ortopedista Arnaldo Hernandez, do núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, afirma que, a partir de segunda-feira, é recomendada a leve movimentação do pé operado “para não ficar rígido”.

Continua depois da publicidade

Neymar só deve ficar com “os pés para cima” na hora do repouso. “É indicado para não inchar”, ressalta. Segundo Hernandez, a reabilitação já tem início no momento em que o atleta sai do hospital. “A reabilitação é imediata”, completa.

Póvoa acrescenta que o paciente já pode se movimentar com bota imobilizadora [robot foot] e muletas, mesmo no hospital. “É permitido apoiar apenas o calcanhar no chão, desde que não exerça pressão na parte operada”.

Nas primeiras 24 horas, o foco é aguardar o fim completo do efeito da anestesia e administrar o controle da dor e da inflamação por meio de anti-inflamatórios e analgésicos. Também é utilizado antibiótico profilático apenas por 24 horas, segundo Póvoa.

O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, que comandou a cirurgia, revelou que Neymar recebeu um enxerto ósseo, com o objetivo de acelerar o processo de recuperação. Enxerto ósseo consiste em retirar uma pequena parte do osso de outra região do corpo para ser colocada no local da fratura a fim de estimular a cicatrização, conforme explicação do médico do Hospital Sírio Libanês. 

O camisa 10 da seleção brasileira deverá receber alta hospitalar neste domingo (4). "A cirurgia durou cerca de 1 hora e 15 minutos, com sucesso e sem qualquer intercorrência. Ele está no quarto, com previsão de alta na manhã deste domingo (4). Ele colocou um parafuso no quinto metatarso do pé direito, com enxerto ósseo para acelerar a consolidação", afirmou o médico da seleção brasileira.

Após a alta hospitalar, o tratamento pós-cirúrgico padrão para esse tipo de operação é manter o anti-inflamatório de três a cinco dias e o analgésico apenas se sentir dor. 

Após 15 dias, período estimado para a cicatrização da cirurgia, deve se iniciar o fortalecimento do tornozelo, com exercícios leves com elástico, de acordo com Póvoa.

“Já é possível iniciar tratamento adicional para contribuir na recuperação do osso que são a estimulação por ultrassom, que, ao gerar estímulo mecânico, aumenta a massa óssea, e a estimulação eletromagnética, que traz íons de cálcio para o local”, diz.

O tempo estimado para a dispensa da bota imobilizadora e das muletas é de seis a oito semanas e a previsão de volta do jogador aos campos é em torno de três meses, véspera da Copa 2018.

Fonte: R7

Em Salvador, Brasil empata com o Uruguai e cai para o 5° lugar das

A Seleção Brasileira veio a Salvador para enfrentar o Uruguai em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Campeão da Libertadores ficará com a última vaga do Supermundial

O Supermundial de Clubes da FIFA irá atrair todos os olhares dos fãs de futebol. A competição, programada para acontecer entre 15 de junho e 13

Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (24), em São Paulo, morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues do Santos, mais conhecido como Maguila, ex-lutador de boxe.

Vitória tem alto aproveitamento com Raúl Cáceres no time titular;

Titular nas últimas seis partidas do Vitória na Série A, o lateral-direito uruguaio Raúl Cáceres assumiu a posição após a lesão de Willean

Morre Denílson, o 'Rei Zulu', ex-Vitória e ídolo do Fluminense

O Brasil perdeu mais uma de suas figuras emblemáticas do futebol nesta semana. Morreu na noite da última terça-feira (1º) o volante Denílson

"Brasil no fundo do poço": imprensa internacional repercute derrota

A derrota do Brasil para o Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo provocou uma onda de repercussões na imprensa estrangeira. O tom geral

Seleção de Itamaraju fracassa e dá “adeus” ao Intermunicipal

A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser derrotada neste domingo (08) por 2×0 para Potiraguá.

As últimas tendências no mundo dos jogos de azar

O setor de apostas está em constante evolução, trazendo inovações e novas experiências para os jogadores. Jogos Fortune Ox são um excelente

É PRATA! Isaquias Queiroz garante medalha na canoagem velocidade

É da Bahia! É de Isaquias Queiroz! O baiano de Ubaitaba conquistou a medalha de prata na final da canoagem velocidade, categoria C1M1000,

O Brasil tem chances reais de vencer a Copa América?

Só pelo talento, o Brasil é candidato a vencer a Copa América de 2024. No entanto, mesmo que tenha sido campeão por cinco vezes na Copa do Mundo

Mucuri novembro azul