Os eSports já são uma realidade para mais de 60 milhões de pessoas. Isso ficou mais do que provado na final da League of Legends World Championship do ano passado, a qual ocorreu na China.
E eles vem crescendo cada vez mais: a categoria está muito bem cotada para ser considerado um esporte olímpico já em 2024. Não é por acaso. Gerando receitas astronômicas por onde passa com campeonatos e eventos, os esportes digitais estão atraindo a atenção de grandes empresários e personalidades, como a de Ronaldo Fenômeno, o primeiro a investir na categoria no país fazendo parceria com um time de LoL (League of Legends).
Vendo a oportunidade de expandir o nome da marca e atrair mais receita, os clubes de futebol também estão investindo nos eSports. E não estamos falando apenas de um ou dois clubes do interior, mas gigantes como PSG, Manchester City, Valencia, Corinthians, Flamengo, Santos e Vitória já possuem seus próprios times. Mesmo com todas as diferenças entre o futebol real e virtual, eles não são menos importantes: os campeonatos estão cada vez mais organizados e também são famosos por pagar bons prêmios ao time vencedor.
As categorias são as mais diversas possíveis, tanto que alguns clubes investiram em parcerias com equipes já formadas e conhecidas no cenário mundial, enquanto outras apostam em patrocínio a alguns jogadores em específico. Essas parcerias e patrocínios que estão aumentando cada vez mais o nível da categoria também acaba atingindo um novo nicho de público o que, além de aumentar a receita do clube, também aumenta a rivalidade—saudável—dos campeonatos.
Jogos como League of Legends, FIFA e Counter Strike já foram responsáveis por fazerem de jogadores comuns verdadeiros astros multimilionários e a semelhança com o futebol não para por aí. Os eSports vêm atraindo cada vez mais atenção do público, que enche arenas e estádios ao redor do mundo.
O Flamengo foi um dos primeiros times do Brasil a ter a sua própria equipe de eSports. O clube adquiriu os direitos de um time da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de LoL e já está se preparando para a disputa do próximo torneio. Já o Santos preferiu fazer uma parceria com um time já consagrado no cenário nacional, levando o nome do clube da baixada para disputas de alguns campeonatos virtuais, o mais famoso deles foi o de Battlefield.
O Corinthians, outro gigante do futebol, resolveu apostar em um patrocínio a uma equipe de League of Legends que está disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O clube promoveu diversas ações de marketing e gameplay com os jogadores. Além disso, os participantes dos eventos ganharam brindes como bonés, chaveiros e até mousepads personalizados.
Mas é claro que um time de futebol não pode deixar de apoiar atletas do FIFA, o mais popular game de futebol da atualidade. Sendo assim, o Manchester City e o PSG apostaram em patrocinar jogadores de FIFA para representar os times em campeonatos virtuais. As emissoras de televisão também não ficaram para trás; algumas, como o SporTV, já possuem uma divisão voltada apenas para os jogos virtuais, com uma cobertura completa e até transmissões ao vivo de campeonatos.
O futuro é promissor para os eSports e quem tem a ganhar são os torcedores, que podem apoiar seu time do coração além das quatro linhas de um campo de futebol.
Por: Liberdadenews/Ascom