Os eSports já são uma realidade para mais de 60 milhões de pessoas. Isso ficou mais do que provado na final da League of Legends World Championship do ano passado, a qual ocorreu na China.

E eles vem crescendo cada vez mais: a categoria está muito bem cotada para ser considerado um esporte olímpico já em 2024. Não é por acaso. Gerando receitas astronômicas por onde passa com campeonatos e eventos, os esportes digitais estão atraindo a atenção de grandes empresários e personalidades, como a de Ronaldo Fenômeno, o primeiro a investir na categoria no país fazendo parceria com um time de LoL (League of Legends).

Vendo a oportunidade de expandir o nome da marca e atrair mais receita, os clubes de futebol também estão investindo nos eSports. E não estamos falando apenas de um ou dois clubes do interior, mas gigantes como PSG, Manchester City, Valencia, Corinthians, Flamengo, Santos e Vitória já possuem seus próprios times. Mesmo com todas as diferenças entre o futebol real e virtual, eles não são menos importantes: os campeonatos estão cada vez mais organizados e também são famosos por pagar bons prêmios ao time vencedor.  

Continua depois da publicidade

As categorias são as mais diversas possíveis, tanto que alguns clubes investiram em parcerias com equipes já formadas e conhecidas no cenário mundial, enquanto outras apostam em patrocínio a alguns jogadores em específico. Essas parcerias e patrocínios que estão aumentando cada vez mais o nível da categoria também acaba atingindo um novo nicho de público o que, além de aumentar a receita do clube, também aumenta a rivalidade—saudável—dos campeonatos.

Jogos como League of Legends, FIFA e Counter Strike já foram responsáveis por fazerem de jogadores comuns verdadeiros astros multimilionários e a semelhança com o futebol não para por aí. Os eSports vêm atraindo cada vez mais atenção do público, que enche arenas e estádios ao redor do mundo. 

O Flamengo foi um dos primeiros times do Brasil a ter a sua própria equipe de eSports. O clube adquiriu os direitos de um time da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de LoL e já está se preparando para a disputa do próximo torneio. Já o Santos preferiu fazer uma parceria com um time já consagrado no cenário nacional, levando o nome do clube da baixada para disputas de alguns campeonatos virtuais, o mais famoso deles foi o de Battlefield. 

O Corinthians, outro gigante do futebol, resolveu apostar em um patrocínio a uma equipe de League of Legends que está disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O clube promoveu diversas ações de marketing e gameplay com os jogadores. Além disso, os participantes dos eventos ganharam brindes como bonés, chaveiros e até mousepads personalizados. 

Mas é claro que um time de futebol não pode deixar de apoiar atletas do FIFA, o mais popular game de futebol da atualidade. Sendo assim, o Manchester City e o PSG apostaram em patrocinar jogadores de FIFA para representar os times em campeonatos virtuais. As emissoras de televisão também não ficaram para trás; algumas, como o SporTV, já possuem uma divisão voltada apenas para os jogos virtuais, com uma cobertura completa e até transmissões ao vivo de campeonatos.

O futuro é promissor para os eSports e quem tem a ganhar são os torcedores, que podem apoiar seu  time do coração além das quatro linhas de um campo de futebol.

Por: Liberdadenews/Ascom

Em Salvador, Brasil empata com o Uruguai e cai para o 5° lugar das

A Seleção Brasileira veio a Salvador para enfrentar o Uruguai em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Campeão da Libertadores ficará com a última vaga do Supermundial

O Supermundial de Clubes da FIFA irá atrair todos os olhares dos fãs de futebol. A competição, programada para acontecer entre 15 de junho e 13

Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (24), em São Paulo, morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues do Santos, mais conhecido como Maguila, ex-lutador de boxe.

Vitória tem alto aproveitamento com Raúl Cáceres no time titular;

Titular nas últimas seis partidas do Vitória na Série A, o lateral-direito uruguaio Raúl Cáceres assumiu a posição após a lesão de Willean

Morre Denílson, o 'Rei Zulu', ex-Vitória e ídolo do Fluminense

O Brasil perdeu mais uma de suas figuras emblemáticas do futebol nesta semana. Morreu na noite da última terça-feira (1º) o volante Denílson

"Brasil no fundo do poço": imprensa internacional repercute derrota

A derrota do Brasil para o Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo provocou uma onda de repercussões na imprensa estrangeira. O tom geral

Seleção de Itamaraju fracassa e dá “adeus” ao Intermunicipal

A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser derrotada neste domingo (08) por 2×0 para Potiraguá.

As últimas tendências no mundo dos jogos de azar

O setor de apostas está em constante evolução, trazendo inovações e novas experiências para os jogadores. Jogos Fortune Ox são um excelente

É PRATA! Isaquias Queiroz garante medalha na canoagem velocidade

É da Bahia! É de Isaquias Queiroz! O baiano de Ubaitaba conquistou a medalha de prata na final da canoagem velocidade, categoria C1M1000,

O Brasil tem chances reais de vencer a Copa América?

Só pelo talento, o Brasil é candidato a vencer a Copa América de 2024. No entanto, mesmo que tenha sido campeão por cinco vezes na Copa do Mundo

Mucuri novembro azul