Seleção venceu o último amistoso do ano e fechou 2018 sem levar gols após a Copa do Mundo
A despedida da Seleção Brasileira dos jogos oficiais em 2018 aconteceu com um roteiro bem conhecido do torcedor: triunfo, mas com um futebol abaixo do esperado. Diante de 29.669 torcedores no MK Stadium - recorde do estádio-, em Milton Keynes, nos arredores de Londres, o Brasil venceu o amistoso contra Camarões, por 1x0, na tarde desta terça-feira (20).
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Richarlison, aos 44 minutos do primeiro tempo. Agora, a Seleção só volta a entrar em campo em março, já mais próximo da Copa América, será disputada entre os meses de junho e julho, em solo brasileiro.
As seis mudanças promovidas por Tite no time titular se transformaram em sete quando aos seis minutos de jogo Neymar sentiu um incômodo na virilha e deu lugar a Richarlison. Com Arthur mais recuado e Allan ao lado de Paulinho no meio-campo, a Seleção apostava no toque de bola para chegar ao gol adversário.
Na jogada entre Alex Sandro e Allan, o meia invadiu a área, se livrou do marcador e bateu forte, mas Onana evitou o gol. Aos 20 minutos foi a vez de Firmino receber passe de Willian na pequena área e também parar no goleiro Onana.
A melhor chance de Camarões no primeiro tempo aconteceu no erro da defesa brasileira. Arthur tentou sair jogando e a bola sobrou para Choupo-Moting, que tentou de longe, mas mandou para fora.
A partir daí o nível técnico da partida caiu e o que se viu foi uma Seleção apresentando as mesmas dificuldades na criação das jogadas. O time brasileiro só voltou a pressionar nos minutos finais. Allan cobrou falta na área, Firmino tentou de cabeça, mas Onana mandou para escanteio. Na cobrança, Richarlison subiu mais que toda defesa camaronesa e testou forte para abrir o placar, aos 44 minutos do primeiro tempo.
Para tentar melhorar a produção ofensiva, o Brasil voltou para o segundo tempo com Gabriel Jesus no lugar de Roberto Firmino. Mas quem quase ampliou o placar foi Willian.
Ele cobrou escanteio fechado e quase surpreendeu o goleiro Ondoa, que havia entrado no lugar de Onana. Ondoa quase complicou minutos depois. Na cobrança de tiro de meta de Ederson, o goleiro saiu da área de forma atrapalhada para dividir com Gabriel Jesus. O atacante brasileiro ganhou a disputa e bateu forte, mas a bola explodiu na trave.
Um pouco mais a vontade em campo, Camarões respondeu em duas boas jogadas. Na primeira, Bahoken apareceu livre na pequena área, mas desviou para fora. Depois foi a vez de Ekambi se livrar de Marquinhos e chutar forte, obrigando Ederson a fazer a defesa. Aproveitando para rodar a equipe, Tite começou a fazer mudanças. Walace e Douglas Costa entram nos lugares de Paulinho e Willian, respectivamente. A seleção seguiu com maior posse de bola, mas sem criar grandes jogadas.
O Brasil chegou perto de marcar o segundo, mas Ondoa apareceu para salvar. Aos 31 minutos, Gabriel Jesus roubou a bola no ataque e rolou para Allan. O meia chutou forte, mas o goleiro camaronês fez a defesa. Aos 42 foi a vez de Jesus chutar meio sem jeito. Ondoa fez a defesa parcial. No rebote, Richarlison emendou a pancada, mas o goleiro fez uma defesa incrível.
Sem conseguir chegar ao segundo gol, restou ao Brasil administrar a vantagem e comemorar o sexto triunfo em seis jogos após a Copa do Mundo.
Ficha técnica
Brasil 1 x 0 Camarões
Local: MK Stadium, em Milton Keynes, Inglaterra
Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Allan e Paulinho (Walace); Willian (Diego Costa), Neymar (Richarlison) e Firmino (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.
Camarões: Onana (Ondoa), Fai, Furchs, Banana Kana-Biyik e Bong; Manjdeck, Kunde (Olinga) e Djoum; Choupo-Moting (N'jie), Ekambi (Zoua) e Bahoken (Bassogog). Técnico: Clarence Seedorf.
Fonte: Correio 24h