Extremo Sul: O Ministério do Turismo concluiu a definição de produtos e destinos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Serão 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. A idéia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.
“Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda”, antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O trabalho foi apresentado para entidades representativas do mercado para agirem como multiplicares da iniciativa. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período. O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.
Dos 88 produtos selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia. O MTur trabalha, por meio do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamentos Turísticos, na definição de destinos prioritários e na segmentação do setor.
De acordo com a lista divulgada, pelo Ministério de Turismo, as cidades acima de 300 quilômetros da cidade-sede, Salvador, estão Caravelas e Prado, com o segmento, aventura e ecoturismo, focando na prática do ecoturismo no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Cinco ilhas compõem o arquipélago de Abrolhos. A maior é Santa Bárbara, com formato alongado. Ao lado estão Redonda e Siriba. Há ainda as pequenas Guarita e Sudeste.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério investiu R$ 151 milhões em 2011. O número de 2012 deverá ser muito próximo deste. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a EMBRATUR tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.
Por: Liberdadenews/Ascom