Escalador brasileiro conquistou o 5º lugar na categoria combinada

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) realizou neste último final de semana o Campeonato Pan-Americano de Escalada Esportiva na cidade equatoriana de Guayaquil. A competição teve provas de speed (velocidade), boulder e lead (dificuldade), e a categoria combinada, formato que será usado nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Na tarde de hoje, o escalador brasileiro Cesar Grosso conquistou o 5º lugar na categoria combinada (velocidade, boulder e lead), aumentando suas chances na disputa por uma vaga nos jogos olímpicos.

Continua depois da publicidade

 “Participei de todas as eliminatórias, finais, competi por cinco dias seguidos pela primeira vez. Estou muito feliz, pois esse campeonato foi um parâmetro de como está o nosso nível, e a maior chance para a classificação nas Olimpíadas”, afirmou o escalador.

Cesar foi o único brasileiro a passar para as oitavas de final, batendo também o recorde brasileiro de speed de 7,79.

A escalada vai estrear no programa dos Jogos Olímpicos de 2020 e terá 40 atletas participando na fase preliminar, sendo 20 homens e 20 mulheres. O ranking para Tóquio começa no ano que vem. “Se fosse uma simulação, hoje eu estaria entre os 28, onde passam os 20”, explica.

Na categoria combinada, em primeiro lugar ficou o equatoriano Danny Valencia, em seguida Kai Ligntner, dos Estados Unidos, e o bronze com o norte-americano John Brosler.

“Quem dominou o campeonato foram os norte-americanos. É interessante ver como o eles se tornaram em uma potência de escalada esportiva recentemente, bem no período em que se falava sobre a escalada se tornar olímpica”, ressalta Cesar.

Para o atleta, a equipe brasileira tem muito ainda desenvolver em cada modalidade, com o fortalecimento da federação brasileira e mais estrutura para os atletas. Hoje no Brasil, por exemplo, não há uma parede de escalada para o treino de velocidade.

A federação brasileira para o  Campeonato Pan-Americano de Escalada Esportiva 2018 foi composta também pelos atletas Jean Oriques, Pedro Nicoloso, Felipe Ho e Thaís Makino.

Fonte: Go Outside

Em Salvador, Brasil empata com o Uruguai e cai para o 5° lugar das

A Seleção Brasileira veio a Salvador para enfrentar o Uruguai em partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Campeão da Libertadores ficará com a última vaga do Supermundial

O Supermundial de Clubes da FIFA irá atrair todos os olhares dos fãs de futebol. A competição, programada para acontecer entre 15 de junho e 13

Lenda do boxe brasileiro, Maguila morre aos 66 anos

Nesta quinta-feira (24), em São Paulo, morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues do Santos, mais conhecido como Maguila, ex-lutador de boxe.

Vitória tem alto aproveitamento com Raúl Cáceres no time titular;

Titular nas últimas seis partidas do Vitória na Série A, o lateral-direito uruguaio Raúl Cáceres assumiu a posição após a lesão de Willean

Morre Denílson, o 'Rei Zulu', ex-Vitória e ídolo do Fluminense

O Brasil perdeu mais uma de suas figuras emblemáticas do futebol nesta semana. Morreu na noite da última terça-feira (1º) o volante Denílson

"Brasil no fundo do poço": imprensa internacional repercute derrota

A derrota do Brasil para o Paraguai nas eliminatórias para a Copa do Mundo provocou uma onda de repercussões na imprensa estrangeira. O tom geral

Seleção de Itamaraju fracassa e dá “adeus” ao Intermunicipal

A Seleção de Itamaraju se despediu prematuramente do Campeonato Intermunicipal, após ser derrotada neste domingo (08) por 2×0 para Potiraguá.

As últimas tendências no mundo dos jogos de azar

O setor de apostas está em constante evolução, trazendo inovações e novas experiências para os jogadores. Jogos Fortune Ox são um excelente

É PRATA! Isaquias Queiroz garante medalha na canoagem velocidade

É da Bahia! É de Isaquias Queiroz! O baiano de Ubaitaba conquistou a medalha de prata na final da canoagem velocidade, categoria C1M1000,

O Brasil tem chances reais de vencer a Copa América?

Só pelo talento, o Brasil é candidato a vencer a Copa América de 2024. No entanto, mesmo que tenha sido campeão por cinco vezes na Copa do Mundo

Mucuri novembro azul