O Brasil fugiu dos grandes adversários e conheceu nesta sexta-feira, 1º, o seu caminho na busca pelo hexacampeonato mundial. Em sorteio da Fifa ficou definido que a seleção, cabeça de chave do Grupo G, irá enfrentar Suiça, Sérvia e Camarões na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.
Com isso, o Brasil já sabe os dias em que irá jogar. Estreia no dia 24 de novembro (quinta-feira), contra a Sérvia. A segunda partida será no dia 28 de novembro (segunda-feira) quando a seleção enfrenta a Suiça e encerra sua participação na fase de grupos contra Camarões no dia 2 de dezembro.
Na liderança do ranking da Fifa, o Brasil ficou no pote 1 junto com Catar (país-sede), Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal. Com Alemanha e Holanda no pote 2, a chance de um grupo da morte era possível. Croácia, Uruguai, Suiça, Dinamarca, México e Estados Unidos também completaram o pote.
O pote 3 contou com Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia. Já o pote 4 teve Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e classificados da repescagem.
O sorteio teve algumas restrições, foram elas: Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo; era possível no máximo dois europeus por grupo; os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4.
A grande ausência dessa Copa do Mundo é a Itália, atual campeã da Eurocopa, e que ficou de fora pela segunda vez consecutiva após perder na repescagem europeia. Suécia, Colômbia e Egito foram outras seleções que ficaram de fora.
Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. Os jogos são: Costa Rica x Nova Zelândia, País de Gales x Escócia/Ucrânia e Peru x Austrália/Emirados Árabes.
A cerimônia foi apresentada pelo ator Idris Elba e pela jornalista Reshmin Chow. O sorteio foi conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e a jornalista inglesa Samantha Johnson. Ex-jogadores e treinadores auxiliaram no sorteio, entre eles Cafu (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).
Veja todos os grupos da Copa do Mundo de 2022:
Grupo A: Catar, Holanda, Senegal, Equador;
Grupo B: Inglaterra, Estados Unidos, Irã e playoff europeu (País de Gales x Escócia/Ucrânia);
Grupo C: Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita;
Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia e playoff 1 (Emirados Árabes/Austrália x Peru);
Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e playoff 2 (Costa Rica x Nova Zelândia);
Grupo F: Bélgica, Croácia, Marrocos e Canadá;
Grupo G: Brasil, Suiça, Sérvia e Camarões;
Grupo H: Portugal, Uruguai, Coréia do Sul e Gana.
Fonte: Atarde